Jeff Bezos tem interesse em comprar a CNBC, afirma jornal

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, teria interesse em comprar a CNBC, uma emissora de televisão dos Estados Unidos especializada em notícias de economia e negócios. O bilionário já é dono do periódico Washington Post, também dos EUA. 

De acordo com o New York Post, Bezos demonstrou interesse à alguns parceiros comerciais na aquisição do canal. A compra aconteceria após a CNBC ser desmembrada pela Comcast no fim deste ano

A Comcast é uma das maiores empresas de mídia do mundo, e proprietária da NBCUniversal, que por sua vez é dona da CNBC. A companhia planeja inserir a CNBC e outros canais sob seu guarda-chuva, como MSNBC, USA Network e E! na Versant, uma empresa de capital aberto que será liderada por executivos da NBCUniversal.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A compra da CNBC estaria “mais alinhada com os interesses de Bezos”, de acordo com uma fonte do New York Post. Jeff é dono do Washington Post, que possui viés mais voltado para a esquerda, e perdeu mais de 300 mil assinantes no ano passado após declinar apoio à Kamala Harris nas eleições presidenciais. 

Para Bezos, a CNBC seria uma oportunidade de possuir um veículo de mídia “mais alinhado ao centro”, de forma que não lhe daria “dores de cabeça” como o periódico que também possui. 

Aquisição pode demorar

Dinheiro não é um problema para Bezos, que ocupa atualmente a quarta posição no ranking de bilionários da Bloomberg, com fortuna avaliada em US$ 249 bilhões (cerca de R$ 1,37 trilhões). Mas, as regras fiscais podem adiar a compra do canal de notícias.

A Comcast pretende fazer um “spin-off”, que é quanto uma grande empresa separa uma parte de seus negócios e cria uma nova empresa, independente e com ações próprias. Assim, a companhia pode conseguir a isenção de impostos sobre ganho de capital ao transferir os ativos da nova empresa, a Versant.

Porém, para que a isenção fiscal ocorra, a Versant não poderá vender seus ativos principais, como a CNBC que Jeff Bezos tem interesse, nos dois anos seguintes ao spin-off. E, de acordo com uma fonte do New York Post, a empresa não tem interesse em ficar sem a isenção de impostos.

Ou seja, caso a Comcast decida colocar seus canais como ativos da Versant, Bezos terá que esperar até o final de 2027 para ter mais um veículo de mídia.

Veja também:

VÍDEO: Qual o melhor TABLET para comprar em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.