Trump interfere na política doméstica brasileira ao impor tarifas, diz CEO da Eurasia

Ian Bremmer, CEO da consultoria Eurasia, afirmou que o anúncio do presidente Donald Trump de impor de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil configura uma interferência direta na política interna brasileira.

Em seu perfil na rede social X, Bremmer destacou que seria “intolerável” para qualquer liderança política americana, seja republicana ou democrata, aceitar que outro país adotasse uma postura semelhante contra os Estados Unidos.

Bremmer ressaltou que é difícil entender como a imposição de tarifas elevadas ao Brasil serve aos interesses nacionais dos Estados Unidos: “Não que o presidente Trump esteja alegando que isso acontece. Mas, já que vai custar aos contribuintes, vale a pena destacar.”

Carta de Trump a Lula

Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump anunciou que os Estados Unidos vão impor a nova tarifa em parte como retaliação à atual acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente americano afirma que a nova tarifa, que representa um aumento significativo em relação à alíquota de 10% que os EUA impuseram ao Brasil no início de abril, também foi motivada pela “relação comercial muito injusta” com o país, dizendo que ela tem sido “longe de ser recíproca”.

O presidente americano diz que as políticas comerciais do Brasil causaram “déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos”, que ameaçam a economia e a segurança nacional dos EUA.

infomoney.com.br/">InfoMoney.