Orkut vai voltar? O que se sabe sobre relançamento da rede social


Boato sobre retorno da rede social viralizou nas redes recentemente, mas usa promessa publicada no site oficial em 2022 e assinado pelo fundador; entenda o caso O Orkut, principal rede social dos anos 2000, voltou a ser assunto nesta semana. Perfis nas redes sociais e portais de notícias divulgaram um suposto retorno da plataforma ainda neste ano de 2025. A base para as publicações é um texto assinado pelo fundador do site Orkut Buyukkokten. O comunicado, porém, é de 2022 e foi notícia no TechTudo. Na época, o empresário disse estar “construindo algo novo” e também gerou burburinho. Na prática, porém, Buyukkokten não tirou o plano de reativar o site Orkut.com do papel. Ele chegou a lançar uma rede chamada Hello, que saiu do ar em 2022.
Em agosto do ano passado, em entrevista ao TechTudo durante a Rio Innovation Week, o criador do Orkut reforçou que tinha planos de criar uma nova rede e adoraria trazer recursos do Orkut de volta, mas não deu nenhuma data para revelar a empreitada ao público. Não houve, até o momento, qualquer posicionamento ou alguma mudança na página oficial que pudesse confirmar esse retorno. A seguir, confira mais detalhes sobre o caso.
🔎Orkut: as comunidades mais bizarras que só quem viveu lembra
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Orkut vai voltar? Criador da rede revela detalhes para o TechTudo
📝 É possível criar uma inteligência artificial em casa? Entenda no Fórum do TechTudo
O Brasil era um mercado importante para o Orkut, que chegou a ter mais 50 milhões de usuários ativos por aqui. Muitas vezes é a nostalgia que faz qualquer boato sobre a plataforma se espalhar, mesmo sem qualquer checagem de informações. Esse e outros impactos negativos das redes são uma preocupação de Buyukkokten. Durante a Rio Innovation Week, o empresário disse estava empenhado em lembrar a necessidade de se conectar para além das curtidas, do engajamento e das relações online.
“Esses algoritmos otimizam o lucro e o engajamento. E muitas vezes a negatividade cria mais engajamento, e mais engajamento significa que eles podem mostrar mais publicidade e obter mais lucro”, ressaltou.
Orkut Buyukkokten na Rio Innovation Week em 2024
Ag. Enquadrar/Divulgação RIW
Texto que viralizou sobre o Orkut é de 2022
Página inicial do Orkut mostra texto de fundador, publicado em 2022
Reprodução/TechTudo
O comunicado sobre o Orkut que voltou a viralizar foi publicado no site oficial em 2022 e não tem modificações desde então. Buyukkokten critica o cenário de ódio presente no ambiente online e lembra o sucesso do Orkut. “Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais” e completa “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
Na época, o executivo defendeu mais uma vez que as plataformas digitais devem unir a população e que a privacidade dos usuários deve ser respeitada.
“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”, disse.
Reação nas redes sociais
O Boato sobre uma possível volta do Orkut gerou muitas postagens e comentários em redes sociais com o X (antigo Twitter). Confira algumas dessas postagens a seguir:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Mais do TechTudo