Sincronização automática de fotos pesadas, mensagens antigas, backups automáticos e apps pouco usados podem lotar seu iCloud sem aviso; saiba o que fazer para evitar O iCloud é uma ferramenta fundamental para salvar arquivos do iPhone (iOS) e garantir a segurança dos dados, mas o espaço disponível na nuvem pode ser consumido rapidamente por algumas funções. Fotos em alta resolução, conversas antigas no app Mensagens, backups do WhatsApp e anotações com arquivos digitalizados são alguns dos principais responsáveis por entupir o armazenamento. Para evitar ficar sem espaço, é possível desativar essas funcionalidades e adotar práticas que ajudarão a economizar memória. A seguir, veja cinco funções que estão lotando o iCloud e como corrigir.
🔎7 funções para fazer a bateria durar mais que você deveria usar hoje
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
5 funções do iCloud que entopem o armazenamento do iPhone
Mariana Saguias/TechTudo
📝Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo
5 funções do iCloud que entopem o armazenamento do iPhone
O iPhone pode ter a memória entupida por funções do iCloud. Confira, a seguir, tópicos abordados na matéria.
Backups de mensagens
Sincronização de fotos
Backups do dispositivo
Backups de aplicativos que você raramente usa
Sincronização de notas
1. Backups de mensagens
Um dos vilões do armazenamento do iCloud é o backup automático do app Mensagens. Muitos usuários aderem ao serviço para guardar conversas antigas para preservar lembranças, vídeos e fotos trocados no chat, mas essas mídias ocupam rapidamente o armazenamento na nuvem, especialmente se estiverem em alta resolução.
Para evitar o acúmulo de arquivos desnecessários, é possível desativar o backup automático acessando os Ajustes, tocando no seu nome para acessar o iCloud e, em seguida, indo em “Salvos no iCloud”. Nesta seção, o usuário deve acessar a opção “Mensagens” e desabilitar o campo “Usar neste iPhone”. Para não perder conversas importantes, o usuário pode fazer prints e guardá-los em resolução menor.
Mensagens do iPhone podem ocupar espaço no iCloud; saiba desativar
Reprodução/Rodrigo Fernandes
2. Sincronização de fotos
O backup de fotos é uma das principais razões pelas quais os usuários recorrem ao iCloud, mas também é um dos maiores responsáveis por encher rapidamente o espaço do serviço. Com o passar do tempo, a biblioteca pode acumular milhares de arquivos, muitos deles em alta resolução.
Para liberar armazenamento, uma medida eficaz é desativar o backup automático das fotos. Para isso, vá nos ajustes do iCloud, acesse “Salvo no iCloud” e toque em “Fotos do iCloud”. Depois, clique em “Gerenciar Armazenamento” e selecione “Desativar e apagar fotos”. Você terá 30 dias para baixar as fotos e vídeos antes que sejam excluídas definitivamente da nuvem.
iCloud: saiba como parar sincronização de fotos para liberar espaço na nuvem
Reprodução/Rodrigo Fernandes
3. Backups do dispositivo
Dividir o iCloud entre vários dispositivos pode lotar rapidamente o serviço, e, desativar o backup de alguns deles pode ser uma forma eficaz de economizar espaço. Contudo, abrir mão do recurso significa que, em caso de perda ou roubo, o usuário pode ficar sem acesso aos dados do celular. Por isso, antes de fazer o procedimento, é preciso guardar os conteúdos no computador, garantindo que os dados estejam protegidos fora da nuvem. Para desativar o backup do iPhone, acesse o menu do iCloud, depois vá em “Backup do iCloud” e desative a opção “Fazer backup deste iPhone”. Para apagar todos os dados, toque em “Desativar e Apagar do iCloud”.
Veja como desativar backup de iPhone no iCloud
Reprodução/Rodrigo Fernandes
4. Backups de aplicativos que você raramente usa
Fazer backup de aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, também pode ocupar bastante espaço na nuvem. Caso o usuário não precise manter cópias de segurança desses aplicativos ou de programas que raramente utiliza, desativar a sincronização individualmente pode liberar parte considerável da memória, sem precisar desativar o backup do sistema inteiro. Para isso, acesse os ajustes do iCloud, vá em “Backup do iCloud”, depois toque no dispositivo desejado. Aguarde a lista de apps ser carregada e desative aqueles que não deseja mais sincronizar com o iCloud.
Saiba como desativar sincronização de dispositivos do iCloud para liberar armazenamento
Reprodução/Rodrigo Fernandes
5. Sincronização de notas
Apesar de parecer inofensivo, o aplicativo Notas pode ocupar mais espaço no iCloud do que se imagina, especialmente se o usuário costuma digitalizar documentos e inserir fotos nas anotações. Caso não precise acessar as notas em múltiplos dispositivos, desativar essa sincronização é uma forma prática de economizar armazenamento. Para fazer o procedimento, acesse o menu do iCloud, vá em “Notas” e desabilite a sincronização. Você também pode acessar a seção “Gerenciar armazenamento” e tocar em “Apagar dados” para fazer a limpeza.
Notas podem ocupar espaço no iCloud; saiba desativar sincronização
Reprodução/Rodrigo Fernandes
Com informações de Make Use Of.
Mais do TechTudo
Veja também: iPhone vs. Android: qual vale mais a pena? Veja mitos e verdades
iPhone vs. Android: qual vale mais a pena? Veja mitos e verdades