O interesse dos brasileiros por carros zero quilômetro com motor 1.0 voltou a crescer significativamente no primeiro semestre de 2025. A busca dos consumidores por esses automóveis registrou um aumento de 31% entre janeiro e junho – a maior alta entre todas as categorias. Os dados fazem parte do levantamento “Webmotors Autoinsights”, feito pela plataforma digital automotiva.
Na comparação com outras motorizações, os carros 1.0 se destacaram muito à frente dos modelos 1.8 (+10,4%) e 2.0 (+8,5%) no quesito crescimento em visualizações. Segundo o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, o desempenho reflete uma combinação de fatores: “O mercado de 0KM para 1.0 vem crescendo de forma consistente não apenas pelo custo-benefício, mas também como reflexo dos investimentos das montadoras em novos modelos com essa motorização. Além disso, os incentivos e campanhas promocionais – como bônus, taxas reduzidas e pacotes de entrada facilitados – tornam esse mercado ainda mais competitivo”.
Apesar do crescimento, os veículos com motor 2.0 seguem na liderança em volume absoluto de buscas por carros novos, concentrando 23% das visitas no período. Na sequência aparecem os modelos 1.0, com 17%, e os de 1.5, com 12%. A tendência, segundo Jurcevic, é de consolidação da participação dos modelos 1.0, especialmente diante dos novos incentivos anunciados recentemente pelo Governo Federal para veículos dessa categoria.
Usados com motor 1.3 também ganham espaço
No mercado de usados, o destaque foi para os veículos com motor 1.3, que registraram alta de 20% nas visitas em comparação com o primeiro semestre de 2024. Os modelos 1.5 (+10%) e 1.0 (+6,4%) completam o ranking das motorizações que mais cresceram em visualizações.
Já na análise da participação de mercado em visitas, os usados com motor 2.0 lideram, com 22% do total. Em seguida aparecem os veículos 1.6 (14%) e 1.0 (12%).
De acordo com os dados recentes da Associação nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos registrou alta de 7,8% no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 1,226 milhões de unidades. Já as vendas somaram 1,199 bilhão de unidades nos primeiros seis meses de 2025, elevação de 4,8% em relação ao mesmo período do ao passado.
infomoney.com.br/">InfoMoney.