Intel tem problemas com litografia 18A, afetando CPUs Panther Lake

A Intel depende muito do sucesso do novo processo de fabricação de chips 18A, que estreará com as CPUs Panther Lake. Embora o Time Azul já tenha afirmado que tudo anda bem, cada vez mais rumores afirmam o contrário. Fontes da agência de notícias Reuters disseram que somente uma pequena porcentagem desses novos chips ficaram bons o suficientes para serem entregues aos consumidores.

Não é de hoje que rumores alegam que o processo Intel 18A não vai bem, então esse novo boato só respalda essa desconfiança. As fontes da Reuters conseguiram falar sobre o assunto, porque têm acesso aos dados de testes desde o ano passado, indicando que a situação não é boa já há um tempo. Por isso, o Time Azul pode ter dificuldade na viabilização dos chips mobile Panther Lake.

Índice de aproveitamento da litografia Intel 18A é baixa

As fontes da agência de notícias explicam que o índice de aproveitamento do silício é algo que muda constantemente, e isso pode fazer com que dados críticos também mudem com frequência, e é exatamente isso o que tem acontecido recentemente na Intel.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A litografia Intel 18A marca a estreia de um novo padrão de transistor (Imagem: Intel/Divulgação)

Ao que tudo indica, a empresa mirou em um índice de 50% antes de começar a produção, já que iniciar essa etapa antes desse nível de aproveitamento do silício poderia causar um prejuízo na margem de lucro. Elas afirmam ainda que a Intel não fala sobre lucro até que o índice esteja entre pelo menos 70% e 80%, margem crítica para CPUs como os Panther Lake.

David Zinsner, CFO da Intel, disse à Reuters recentemente que índices de aproveitamento de silício “começam baixo e melhoram com o tempo”. “Nosso desempenho e trajetória de aproveitamento nos dão confiança de que este será um lançamento bem-sucedido, que fortalecerá ainda mais a posição da Intel no mercado de notebooks”, adiciona.

Enquanto não sabemos como ficará essa situação, a própria Intel já disse que a litografia 18A pode acabar ficando para produtos internos. Já a próxima tecnologia e planos futuros para a divisão Foundry podem ser cancelados caso a litografia 14A não atraia clientes.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.