Quarta-feira, 23 de julho de 2025
Queda de braço
A volta ao trabalho do Congresso em agosto tem uma pauta recheada de matérias de interesse do governo Lula e que podem ajudar a alavancar a popularidade do presidente, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a tarifa social da energia elétrica. Mas a animosidade dos parlamentares pode dificultar os planos do governo.
“O Legislativo deve voltar do recesso um pouco mais machucado e incomodado com o fato de que o presidente Lula surfou na ideia de que o Congresso é inimigo do povo”, avalia o cientista político e CEO da Consultoria Dharma, Creomar de Souza.
Além das campanhas nas redes sociais, promovidas principalmente pelo PT, mas também pelo governo, com mensagens contrárias ao Congresso, o presidente Lula vetou antes do recesso legislativo o projeto que aumentaria o número de cadeiras de deputados. O Congresso deu o troco e votou, até a madrugada antes do recesso, projetos hostis ao governo, com aumento de gastos públicos, como o projeto que inclui até R$ 30 bilhões em crédito subsidiado para o agronegócio.
Veja a análise sobre as votações no Congresso na reportagem completa.
Para assinar gratuitamente a newsletter InfoMorning, clique aqui |
Agenda do dia |
---|
8h IPC-S da 3ª quadrissemana de julho (FGV/Ibre) 14h30 |
infomoney.com.br/">InfoMoney.