Ibovespa: temor em “dose dupla” de escalada de tarifas faz índice cair mais de 1%

Bolsa em queda

O Ibovespa ampliava as perdas nesta tarde, penalizado pela aceleração da queda das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), em linha com a fraqueza do petróleo no exterior, e pela piora dos índices de ações em Nova York, enquanto analistas avaliavam a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o noticiário externo.

Uma das dúvidas é se ela pode levar a uma postura mais agressiva por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação às tarifas contra o Brasil. A sessão também é marcada pelo vencimento de opções sobre ações. Além disso, o pregão também é de temor externo sobre possíveis tarifas mais altas na União Europeia.

“Na carta de anúncio de taxação de 50% do Brasil, um dos pontos que o Trump coloca ali é justamente o que ele chamou de ‘perseguição’ contra o ex-presidente”, notou a analista de renda variável Bruna Sene, da Rico.

“A notícia desse mandado contra o ex-presidente, em meio a esse cenário onde a gente tem essa tensão comercial com os EUA e esse viés mais político entrando no jogo, o aumento dessa tensão pode justamente trazer mais cautela para os investidores.”

O ex-presidente foi alvo nesta sexta de uma operação da Polícia Federal determinada pelo STF e terá de usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir outras medidas restritivas, informou a corte em decisão, em uma escalada dos problemas enfrentados por Bolsonaro com a Justiça.

O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, convocou sessão virtual do colegiado a partir desta sexta-feira para decidir sobre as medidas cautelares impostas pelo ministro da corte Alexandre de Moraes contra o ex-presidente.

“O ambiente de tensão se eleva, principalmente por nesse imbróglio também estar Donald Trump, que pode reagir à decisão de Moraes”, disse o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez. A visão era endossada por outros analistas ouvidos pela Reuters.

No exterior, Wall Street também mostrou piora dos seus índices, o que também levou a uma piora dos índices aqui. O movimento ocorreu após notícia do Financial Times de que Trump está pressionando por uma tarifa mínima de 15% a 20% em qualquer acordo com a União Europeia, informou o Financial Times nesta sexta-feira, acrescentando que o governo está agora analisando uma taxa tarifária recíproca que exceda 10%, mesmo que um acordo seja alcançado.

Trump também não se comoveu com a última oferta da UE de reduzir as tarifas sobre automóveis e vai manter as taxas sobre o setor em 25%, conforme planejado, disse a matéria citando fontes não identificadas.

DESTAQUES DO IBOVESPA

  • PETROBRAS PN (PETR4) caía mais de 2%, com a virada dos preços do petróleo para o negativo no exterior. PETROBRAS ON (PETR3) também tinha perdas firmes. No setor, BRAVA ENERGIA ON (BRAV3) caía quase 1%, enquanto PETRORECONCAVO ON (RECV3) cedia quase 2% e PRIO ON (PRIO3) recuava pouco mais de 1%.
  • VIBRA ENERGIA ON (VBBR3) caía cerca de 3%, tendo no radar notícia do Brazil Journal de que a empresa teria iniciado conversas com a Cosan visando eventual compra da empresa de lubrificantes do grupo, a Moove. Em comunicados separados, tanto a Vibra quanto a Cosan disseram que não há qualquer acordo, compromisso ou documento celebrado para negócio envolvendo a Moove. COSAN ON (CSAN3) cedia mais de 3%.

  • ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) cedia perto de 1%, enquanto BRADESCO PN (BBDC4), SANTANDER BRASIL UNIT (SANB11) e BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) também tinham perdas firmes.
  • VALE (VALE3) subia em dia de alta para os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, que atingiram o maior valor de fechamento em quatro meses e meio. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China DCIOcv1 subiu 0,38%, para 785 iuanes (US$109,34) a tonelada. O contrato ganhou 3,66% esta semana.
  • WEG ON (WEGE3) avançava, também entre as poucas variações positivas do Ibovespa. A empresa anunciou na véspera que firmou um acordo para comprar parcela remanescente na PPI-Multitask, companhia especializada em integração de sistemas de automação industrial, softwares para a indústria e outras soluções.

  • REDE D’OR ON (RDOR3) cedia mais de 1%. A companhia informou na quinta-feira, após fechamento do mercado, que sua subsidiária Onco D’Or Oncologia formou joint venture com a New Experimental Therapeutics (Next) com o objetivo de desenvolver inovações no tratamento do câncer. Segundo a empresa, que não divulgou valores envolvidos na operação, a JV visa a realização de testes clínicos fase 1 de potenciais agentes anticancerígenos.

(com Reuters)

infomoney.com.br/">InfoMoney.