GPT-5 tem previsão de lançamento em agosto; veja o que se sabe do sistema da OpenAI

É previsto que a OpenAI lance a nova geração do ChatGPT, o GPT-5, ainda em agosto deste ano. Após alguns atrasos no mês de lançamento original, que seria maio, é esperado que a nova versão da ferramenta tenha capacidade de raciocínio expandida.

Sam Altman, CEO da empresa de tecnologia, confirmou na rede X (antigo Twitter) que o GPT-5 seria lançado “em breve”. Fontes que ajudaram a desenvolver o programa revelaram ao site The Verger os planos de atualização da inteligência artificial (IA).

Em entrevista ao podcast Theo Von, Altman também revelou que fez uma pergunta que nem o empresário conseguia entender e a nova versão da IA respondeu em poucos segundos. O diretor executivo comentou que se sentiu inútil em comparação com a ferramenta.

O que se sabe sobre o GPT-5

Entre as principais novidades, o GPT-5 será disponibilizado em três versões: padrão, mini e nano. As duas primeiras estarão acessíveis via ChatGPT e API — ferramenta que permite interação entre softwares —, já a nano funciona somente na API.

É importante lembrar que o ChatGPT é a plataforma da IA generativa, na qual o usuário envia comandos e o sistema responde, enquanto o GPT-5 é uma nova versão, com melhores habilidades de raciocínio, desempenho e maior personalidade.

Por meio da tecnologia o3, a IA deve compreender melhor tarefas complexas. Por meio do lançamento da ferramenta, a Open AI busca se aprimorar cada vez mais para atingir a categoria de inteligência artificial geral (AGI) — ou seja, um sistema de IA que seja tão capaz quanto uma mente humana.

Modelo de código aberto

Além do lançamento do GPT-5, a OpenAI também deve lançar um modelo de linguagem aberto, ainda segundo o The Verge. Dessa forma, qualquer pessoa pode replicar o modelo.

Fontes ouvidas pelo site descrevem a versão como “semelhante ao o3 mini”, completo com recursos de raciocínio. O código fonte estará disponível no Azure, Hugging Face e outros provedores de nuvem.

A previsão é de que esse código seja lançado antes do anúncio do GPT-5, além de ser a primeira vez que a OpenAI lança um modelo aberto desde o GPT-2, em 2019.

infomoney.com.br/">InfoMoney.