O Google abriu novamente as inscrições para utilizar o Google AI Pro de graça para estudantes, informou a empresa em primeira mão ao Canaltech nesta quarta-feira (6). Além dos recursos avançados de IA e do armazenamento na nuvem de 2 TB, os usuários também receberam novos recursos de educação no Gemini.
- Gemini: o que muda entre a versão gratuita e a paga?
- O que muda entre o Gemini 2.5 Flash e 2.5 Pro? Conheça as IAs do Google
A reabertura do programa dá sequência ao benefício anunciado em maio, após o Google I/O 2025. Na ocasião, o Google ofereceu mais de um ano de acesso gratuito ao pacote. As inscrições, no entanto, foram encerradas em 30 de junho de 2025.
Na nova rodada, o Google oferece um ano de assinatura do AI Pro para estudantes do Brasil, com acesso ao Gemini 2.5 Pro, modelo mais avançado da companhia até o momento, e ao Veo 3, que cria vídeos realistas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O pacote ainda traz o Deep Research, para fazer pesquisas aprofundadas, e o NotebookLM aprimorado, para organizar ideias e anotações de materiais analisados durante o estudo. Além disso, o AI Pro oferece 2 TB de armazenamento na nuvem, compartilhado entre o Gmail, Google Drive e Google Fotos.
As inscrições para a oferta estão disponíveis até 6 de outubro de 2025 no Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Indonésia e Japão. Para se cadastrar, é preciso ter 18 anos ou mais, ter uma conta pessoal do Google e comprovar o status de estudante.
Para se inscrever, basta acessar o site do Google (gemini.google) e clicar em “Aproveite a oferta”.
Novos recursos de educação
Após a estreia do modo de estudo do ChatGPT, o Google também revelou novos recursos do Gemini para educação. Entre eles, o Aprendizado Guiado, que atua como uma espécie de guia para construir uma “compreensão profunda de um tema”. Neste caso, a IA evita de entregar respostas rápidas, e passa a mostrar informações mais detalhadas.
Para garantir uma abordagem mais interativa, o app recebeu melhorias nos quizzes e a opção para criar fichas de estudo a fim de facilitar na memorização de conteúdos. Já os guias de estudo auxiliam na organização de anotações feitas em aulas e observações sobre leituras durante o estudo.
A plataforma ganhou, ainda, recursos visuais, como vídeos, imagens e gráficos, para facilitar a compreensão dos conteúdos.
Em nota, o Google informou que os recursos de educação estão disponíveis no app do Gemini para todos os usuários, mesmo quem não é assinante do AI Pro ou estudante.
Com colaboração de André Magalhães.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Gemini cria livros de histórias com ilustrações em poucos passos; veja como
- Gemini só precisa de um desenho para criar apps com IA, mostra Google
- DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
VÍDEO: Samsung Galaxy Z Fold 7: Dessa vez, a “finura” fez sentido [PRIMEIRAS IMPRESSÕES]
Leia a matéria no Canaltech.