Durante a Google Cloud Summit Brasil 2025, que acontece em São Paulo, o Google revelou que a adoção de agentes de inteligência artificial, modelos especializados de grande linguagem (LLMs) que podem planejar, raciocinar e executar tarefas de forma independente, ou seja, sem prompts, está sendo cada vez mais rápida no Brasil. Além disso, a Big Tech revelou projetos para atuar no setor público, na educação e deu destaque ao Agentspace do GoogleCloud, uma plataforma única para criar, gerenciar e adotar agentes de IA em escala no uso individual ou coletivo.
O TechTudo, que foi convidado para o evento, visitou o Google Cloud Space em São Paulo e explica o que são agentes de inteligência artificial, quais as principais novidades do evento para o público brasileiro e mais. Confira os tópicos abaixo.
🔍 Como aprender inglês de graça com IA do Google Tradutor? Veja dicas
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Google aposta em agentes de IA e amplia presença no Brasil; veja o que muda
Reprodução: Pawel Czerwinski/Unsplash
📝Inteligência artificial é perigosa? Confira no Fórum do TechTudo
O que são agentes de IA?
O olhar do Google Cloud para o Brasil
A Tradução simultânea no Google Meet chega aos clientes de Workspace
Agentspace já permite criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala no Brasil
Gemini for Government: O Uso da IA no setor público Brasileiro
O uso do Google Cloud na educação brasileira
Expandindo a presença no Brasil
O que são Agentes de IA?
Diferente de um Chatbot de inteligência artificial, como o ChatGPT, o agente de inteligência artificial é um modelo de linguagem ainda mais complexo que serve para tentar reproduzir o comportamento de tarefas humanas que exigem processos de planejamento, raciocínio e execução de tarefas de forma autônoma. Por isso, alguns agentes como a Manus AI não dependem tanto da especificidade do prompt desenvolvido pelo usuário. Isso dá ao software uma autonomia para fazer pesquisas e ainda questionar o uso para aprimorar o seu funcionamento, ao invés de só gerar respostas prontas a partir dos comandos feitos.
Cada vez mais o uso de Agentes de IA se populariza no Brasil
Reprodução/Shutterstock
O olhar do Google Cloud para o Brasil
O Google Cloud compartilhou como está investindo no ecossistema brasileiro mais amplo com novas ofertas para o setor público, investimentos em educação e parcerias ampliadas. Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, o Brasil é um dos mercados de tecnologia que mais cresce no mundo e conta com uma comunidade grande de startups e um ecossistema de desenvolvedores. Por isso, a companhia decidiu ampliar suas ofertas de tecnologia visando capacitar algumas empresas brasileiras, tanto públicas como privadas.
Tradução simultânea no Google Meet chega aos clientes de Workspace
Anunciada durante a Google I/O 2025 para o público geral, a tradução simultânea no Google Meet também estará disponível para os clientes do Google Workspace a partir desta quarta-feira (10/09). Esse recurso permite que palavras faladas sejam traduzidas para o idioma preferido do ouvinte, quase em tempo real, com baixa latência, preservando a voz, o tom e a expressão do falante. Os usuários do Google Workspace no Brasil que testarem essa experiência poderão traduzir português, espanhol, italiano, francês e alemão para o inglês.
Agentspace no Google Cloud
O Agentspace no Google Cloud é um recurso que oferece uma plataforma única para os usuários conseguirem criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala. Com ele, os usuários conseguem encontrar informações de todo o seu local de trabalho, sintetizá-las e entendê-las com a inteligência multimodal do Gemini Google e agir com base nelas com agentes de inteligência artificial. Os administradores de TI, por exemplo, podem aplicar controles de gerenciamento de identidade e acesso para garantir que o uso de agentes de IA pelos funcionários esteja alinhado com as políticas de segurança e governança de dados das empresas.
Gemini for Government
A iniciativa “Gemini for Government” visa oferecer uma plataforma de inteligência artificial que inclui recursos avançados de pesquisa empresarial do Google, ferramentas multimodais para geração de vídeo e imagem e o NotebookLM para processos de pesquisa e análise. Os servidores públicos brasileiros poderão criar seus próprios agentes de IA para otimizar os fluxos de trabalho. O Google destaca que a oferta foi construída na infraestrutura de nuvem segura do Google, garantindo que dados governamentais confidenciais sejam protegidos.
O uso do Google Cloud na educação brasileira
O Google também anunciou novos eventos e ferramentas para capacitar os usuários no uso de recursos de inteligência artificial. Entre eles, foi anunciado o evento ‘Capacita+ aprender IA com o Google Cloud’. Segundo a empresa, esse será o maior evento de treinamento híbrido do Google Cloud na América Latina, treinando 200 mil profissionais não técnicos e estudantes em IA generativa com o Gemini Google em um único dia, em parceria com 50 universidades em 10 países. O objetivo do programa é estabelecer o título do Guinness World Records para a maior classe de IA híbrida e simultânea já realizada.
O Gemini for Education também está ancorado ao Agentspace e ele fornecerá às universidades de todo o Brasil acesso aos modelos premium de IA do Google, com proteção de dados aprimorada para garantir a privacidade dos alunos. Esses recursos estão integrados ao Google Workspace for Education e acessíveis aos educadores e estudantes em todo o Brasil.
Expandindo a presença no Brasil
Além da inauguração de um Google Cloud Space em São Paulo e a chegada de seu programa para startups a novas capitais, o Google anunciou que o evento Google Cloud Summit chegará ao Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife em novembro deste ano (2025). A iniciativa será realizada em conjunto com os parceiros do ecossistema do Google Cloud.
Com informações de Google
Mais do TechTudo
Veja também: Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!
Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!