Franquia Horizon vendeu 38 milhões de unidades, mostra processo

Você se lembra de Light of Motiram, jogo de mundo aberto da Tencent que levantou questões sobre plágio da franquia Horizon? De fato, a Sony entrou com um processo e está resolvendo judicialmente esta questão, mas o que chamou atenção nessa prévia jurídica foram alguns dados divulgados.

Aparentemente, a franquia Horizon (composta de Zero Dawn, Forbidden West, Call of the Mountain e LEGO Adventures) vendeu mais de 38 milhões de unidades desde 2017, se tornando uma das franquias mais rentáveis do PlayStation.

Light of Motiram

Imagem: Tencent

Franquia Horizon vendeu 38 milhões de cópias, sugere documento

Desde que Light of Motiram foi anunciado em novembro de 2024, a Sony tem prestado atenção na nova IP da Tencent, algo que consequentemente gerou um processo de infração de copyright (curiosamente, isso não foi um problema no começo e até recebeu a “benção” da Sony). Na época, até mesmo os fãs perceberam as semelhanças visuais e temáticos com a franquia do PlayStation.

Segundo a Sony, a franquia da Tencent copia Horizon e pode “confundir jogadores”. Agora, no documento do processo legal, vemos a companhia alegando que a série Horizon já tem mais de 38 milhões de cópias vendidas, algo que, nas palavras da Sony, “não há dúvidas de que a Tencent conhecia a série quando começou Light of Motiram”.

Horizon

Imagem: Guerrilla

Os últimos dados oficiais da franquia Horizon eram de 2023, quando estava com 32 milhões de unidades vendidas. Desde então, vimos o lançamento de Horizon Zero Dawn Remastered, LEGO Horizon Adventures e até mesmo o jogo de VR, adicionando mais 6 milhões à conta.

Esse montante coloca a série ao lado de grandes IPs, como The Last of Us (com 37 milhões até dezembro de 2022), os novos God of War (cerca de 39 milhões) e outras, perdendo apenas para Uncharted (cerca de 44 milhões), Spider-Man (com mais de 50 milhões) e Gran Turismo (cerca de 80 milhões).

Horizon Zero Dawn Remastered

Imagem: Sony

Na internet, o processo divide opiniões. Embora seja algo similar a Palworld, as semelhanças visuais são bem evidentes, mas, em contrapartida, usuários debatem se o “estilo” pós-apocalipse tecnológico e robôs dinossauros realmente são realmente uma marca registrada. E você, o que acha disso?

Fonte: via Insider Gaming