Qual é a velocidade máxima de um F1, ou seja, quanto um carro de Fórmula 1 é capaz de atingir na pista? A resposta mais correta para essa pergunta, na verdade, seria um enorme “depende”.
- O que é a luz vermelha nos carros da Fórmula 1? Spoiler: não é freio!
- Fórmula 1 2025: 5 tecnologias e novidades para ficar de olho
Afinal, os carros da categoria mais importante do automobilismo mundial evoluíram com o tempo, e a velocidade máxima atingida por eles, consequentemente, também mudou.
Para não tratarmos o assunto apenas de forma pontual, vamos elencar, nesse conteúdo, qual a velocidade máxima oficial já registrada pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, a “não-oficial”, atingida por um carro sem restrições impostas pelo regulamento e, por fim, a máxima alcaçada nas pistas na temporada 2025 do Mundial da categoria, ok?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Afivele o cinto de segurança e afivele o capacete, pois o CT Auto vai pisar fundo no acelerador para tentar chegar à velocidade máxima de um carro da Fórmula 1, que é de… Espera um pouquinho, que já vamos revelar.
Qual a maior velocidade já alcançada por um carro de Fórmula 1?
A resposta para essa pergunta que muitos fãs da principal categoria do automobilismo mundial costumam fazer foi dada pela própria Federação Internacional de Automobilismo.
De acordo com a FIA, a maior velocidade alcançada por um carro de Fórmula 1 na história foi registrada durante o treino classificatório oficial para o Grande Prêmio do Azerbaijão, na temporada 2016.
Na ocasião, o piloto Valtteri Bottas, que estava na equipe Williams, atingiu a impressionante marca de 378 km/h e, assim, marcou o recorde oficial de velocidade ao volante de um carro de F1.
Há também um número ainda mais impressionante, mas que não é oficial. Ele foi conquistado pela equipe Honda, em 2006, mas com um carro equipado com motor V10, sem restrições impostas por regulamento. Na ocasião, o carro de F1 RA106 chegou aos 397,36 km/h e, por muito pouco, não bateu os 400 km/h, como mostra o vídeo abaixo.
Qual a velocidade máxima da Fórmula 1 em 2025?
Chegamos, enfim, à última parte da resposta para a “pergunta do milhão”, que vai satisfazer a curiosidade de todos que se questionam sobre qual a velocidade máxima de um carro de Fórmula 1.
Para isso, vamos pegar os dados divulgados pela própria FIA a respeito do Mundial da categoria que está sendo disputado em 2025, mas antes do GP da Hungria, que será disputado neste domingo (3), a partir das 10h (de Brasília), no Circuito de Hungaroring.
De acordo com a FIA, os carros de Fórmula 1 podem chegar, em média, aos 360 km/h em 2025, mas, até o momento, atingiram as seguintes velocidades máximas:
- Nico Hülkenberg, pela Sauber (GP da Bélgica): 321,6 km/h
- Oliver Bearman, pela Haas (GP da Bélgica): 321,4 km/h
- Franco Colapinto, pela Alpine (GP da Bélgica): 321,3 km/h
Leia também:
Vídeo: 6 tecnologias da Fórmula 1 que fazem parte da nossa vida
Leia a matéria no Canaltech.