O WhatsApp recebeu um reforço para combater golpes realizados através do mensageiro. A melhoria faz parte de um novo recurso de segurança para ajudar a identificar tentativas de fraudes anunciado pela Meta nesta terça-feira (5).
- O que fazer quando cair num golpe de WhatsApp?
- MPDFT dá dicas para evitar “golpe do número novo” no WhatsApp
A atualização se concentra em um resumo exibido que será exibido quando um usuário é adicionado a um grupo por um número desconhecido.
Com a notificação aprimorada, o mensageiro vai apresentar detalhes do grupo além do nome, como a quantidade de membros, quando o chat foi criado e o nome da pessoa que fez o convite. Mais abaixo, também haverá recomendações para deixar a conta mais segura e privada, além de dicas para evitar golpes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O app mostra ainda dois botões, em complemento às instruções: “Sair do grupo”, para removê-lo da sua conta, ou “Ver conversa”, para dar uma olhada no chat a fim para reconhecê-lo melhor.
“Caso ache que reconhece o grupo depois de conferir o resumo de segurança, você poderá optar por exibir a conversa para saber mais. De qualquer maneira, as notificações ficarão silenciadas até que você indique que deseja ficar no grupo”, anunciou a Meta.
Já em relação às conversas individuais, a empresa informou que iniciou testes de um alerta revelado ao iniciar um bate-papo com um número que não está salvo na agenda. Neste caso, a notificação vai mostrar mais informações sobre a conta para evitar que o usuário caia em golpes.
Cabe ressaltar que, atualmente, o WhatsApp possui um ajuste para evitar que a sua conta seja adicionada em grupos por desconhecidos. Também é possível silenciar ligações feitas a partir de números que não foram adicionados na agenda.
Mais de 6 milhões de contas derrubadas
A atualização faz parte de uma força-tarefa da Meta para combater fraudes praticadas dentro do WhatsApp. Dentro dessa ação, a empresa anunciou que já detectou e baniu mais de 6,8 milhões de contas relacionadas a centrais de golpes no primeiro semestre de 2025.
O grupo informou ainda que trabalhou em parceria com outras empresas para conter a atuação de golpistas. Uma das ações ocorreu ao lado da OpenAI para conter as atividades que vinham de centrais criminosas de golpes no Camboja.
Neste caso, a abordagem vinha de ofertas de pagamentos por curtidas falsas, participação em um esquema de pirâmide de aluguel de patinetes ou investimentos em criptomoedas.
“Os criminosos usavam o ChatGPT para gerar a mensagem inicial incluindo um link para uma conversa no WhatsApp e, em seguida, direcionavam as pessoas rapidamente ao Telegram, onde elas recebiam a tarefa de curtir vídeos no TikTok”, explicou a empresa.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Golpe no WhatsApp usa comprovante falso para roubar dados bancários
- Como denunciar golpes no WhatsApp | 4 dicas de segurança
- 5 golpes aplicados em idosos e como se proteger
VÍDEO: WhatsApp funcionando offline e sem internet? O que é o Bitchat e as mensagens via Bluetooth do APP
Leia a matéria no Canaltech.