Feed travado por anúncio? Instagram testa função, mas não no Brasil

Usuários teceram críticas sobre os anúncios obrigatórios no Instagram. Na prática, as propagandas aparecem na rolagem do feed e duram cerca de cinco segundos, neste período não é possível continuar o scrolling na tela. A nova ação da Meta não tem previsão de chegar no Brasil. 

A medida foi apresentada no ano passado para a Europa. No comunicado feito pela Meta em novembro de 2024, os anúncios que não podem ser pulados fazem parte de um projeto de assinatura paga no Instagram e Facebook no continente. Aqueles usuários que assinarem, conseguem ter redução de propagandas e conseguem pulá-las. 

Ao Canaltech, a Meta afirmou que a função é específica para a Europa. Contudo, um usuário do Canadá reportou o recurso no dispositivo em uma publicação no X em junho. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Até o próprio editor do site americano The Verge, Thomas Ricker, publicou que havia recebido três anúncios “impossíveis de pular”. 

(Imagem: Reprodução/The Verge))
Editor do site americano The Verge reclama de receber anúncios “impossíveis de pular” (Imagem: Reprodução/The Verge))

Anúncios “obrigatórios” podem fazer Instagram perder usuários

Outros usuários criticaram a medida recentemente, principalmente a obrigatoriedade de assistir o anúncio durante o período todo também nos Stories. Alguns apontam que a medida vai fazer com que a empresa perca a adesão das pessoas na plataforma. 

Nos relatos, usuários apontaram que o Instagram impede a rolagem do feed ou Story e, em seguida, surge o anúncio com um ícone escrito “Intervalo comercial” acompanhado de um cronômetro em contagem regressiva que mostra o tempo restante para poder voltar a rolar novamente. 

Leia mais:

VÍDEO: O algoritmo do seu YouTube, Instagram e Threads está ruim nas recomendações?

Leia a matéria no Canaltech.