Um homem foi baleado e morto por um agente do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) nesta sexta-feira (12) durante uma abordagem veicular na área de Chicago, após arrastar o agente enquanto tentava fugir em seu carro, segundo autoridades.
O policial sofreu múltiplos ferimentos e está em condição estável, de acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), que acrescentou que o homem morto estava no país ilegalmente e resistiu à prisão. O incidente ameaça aumentar as tensões entre a administração Trump e a liderança democrata do estado, que têm divergido sobre a aplicação da lei de imigração e questões de segurança.
“Ele seguiu seu treinamento, usou força apropriada e aplicou a lei corretamente para proteger o público e as forças de segurança”, disse a secretária assistente Tricia McLaughlin sobre o tiroteio, que as autoridades federais afirmaram ter ocorrido em Chicago. O FBI informou que o incidente aconteceu em Franklin Park, um subúrbio de Chicago próximo ao Aeroporto Internacional O’Hare.
O presidente Donald Trump tem frequentemente atacado o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker, visto como potencial candidato presidencial em 2028. Trump, que colocou o departamento de polícia de Washington DC sob controle federal e ordenou cerca de 2.000 tropas da Guarda Nacional para patrulhar a capital do país, ameaçou medidas semelhantes em Chicago para combater o crime e reforçar sua repressão à imigração.
O DHS anunciou neste mês o lançamento da Operação Midway Blitz, com o objetivo de mirar “imigrantes ilegais criminosos” em Chicago e Illinois.
© 2025 Bloomberg L.P.
infomoney.com.br/">InfoMoney.