Histórico de localização, buscas na internet, vídeos assistidos no YouTube e até atividade em aplicativos de terceiros, tudo isso pode estar sendo armazenado pela sua conta Google sem você perceber. Apesar de oferecer um painel de privacidade com ferramentas para gerenciar esses dados, muitos usuários não sabem da existência desse menu ou como utilizá-lo. A boa notícia é que, ao descobrir onde ficam essas configurações, é possível visualizar, apagar e limitar o que está sendo coletado.
Em tempos de vigilância digital, saber como proteger informações pessoais faz toda a diferença. A seguir, o TechTudo preparou uma matéria completa sobre tudo o que o Google sabe sobre você, confira como acessar o painel “Dados e Privacidade” e como reforçar a sua segurança online ao utilizar os navegadores e aplicativos da big tech.
🔎 O que o Google sabe sobre você? Como a empresa coleta dados de usuários
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Conta Google tem painel de privacidade integrado; saiba como acessá-lo e configurara-lo
Reprodução/Letícia Rosa/TechTudo
📝Google Fotos cheio, o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo!
O painel de privacidade do Google é uma central que reúne tudo o que a empresa sabe sobre o usuário. Localizado na seção “Dados e privacidade” da conta, o painel permite ver e controlar informações armazenadas ao longo do tempo, como histórico de buscas, localização, vídeos assistidos, interações com aplicativos e até os anúncios que aparecem. Apesar de ser bem organizado e conter explicações sobre cada item, o painel costuma ficar “escondido” entre muitos menus. Para acessá-lo diretamente, basta visitar a página da conta (https://myaccount.google.com) e clicar na opção “Dados e Privacidade”, no menu à esquerda.
Menu “Dados e Privacidade” permite alterar configurações de privacidade
Reprodução/Júlia Silveira
Que tipo de dados o Google armazena automaticamente?
É possível verificar e alterar informações coletadas pelo Google
Reprodução/Júlia Silveira
Ao criar uma conta, algumas formas de rastreamento vêm ativadas por padrão. Isso inclui, por exemplo:
Atividade na web e em apps: tudo que você busca no Google, vídeos que assiste no YouTube, pesquisas no Maps e interações com outros serviços da empresa;
Histórico de localização: registra lugares visitados, rotas feitas e tempo de permanência nos locais;
Histórico do YouTube: vídeos assistidos e termos buscados;
Comandos de voz: gravações de interações com o Google Assistente.
Essas informações aparecem de forma cronológica na seção “Minha atividade”, revelando com detalhes seu comportamento digital. O nível de precisão pode ser surpreendente — ou assustador —, especialmente ao mostrar sua localização exata em determinados dias, incluindo fotos tiradas em determinados lugares, caso você use o Google Fotos.
Como desativar o rastreamento e ajustar as permissões
Painel de controle permite configurar informações coletadas pelo Google
Reprodução/Júlia Silveira
Para quem quer limitar a coleta de dados, o Google oferece a página myaccount.google.com/activitycontrols. Lá é possível desativar a gravação de atividades por tipo, como localização, buscas ou histórico do YouTube. Basta clicar em cada item e pausar o rastreamento com um toque. Também é possível impedir o uso dos seus dados para personalizar anúncios. Isso reduz a quantidade de publicidade segmentada exibida nos produtos Google, como o Gmail e o YouTube.
Como apagar dados antigos e configurar a exclusão automática
Além de pausar o rastreamento, o painel permite apagar os dados já coletados. É possível excluir toda a atividade ou somente registros de um período específico, como da última hora, dia ou semana. O passo a passo é simples e pode ser feito por cada serviço do Google, como Google Maps, YouTube, e a própria busca. Outra opção útil é ativar a exclusão automática, configurando o sistema para apagar informações a cada 3, 18 ou 36 meses. Isso ajuda a manter a conta mais limpa e limita o acúmulo de dados ao longo do tempo.
O painel também permite controlar o que é visível para outras pessoas nos serviços do Google. É possível decidir, por exemplo, se a data de nascimento ou local de trabalho aparecem publicamente no perfil. A seção de compartilhamento de localização também pode ser desativada ou gerenciada a partir do celular. Além disso, o Google permite visualizar quais aplicativos de terceiros estão conectados à sua conta e revogar acessos que não forem mais necessários. Isso inclui serviços para fazer login com a conta Google e podem ter permissão para ler dados como nome, e-mail e histórico de uso.
Dicas extras para proteger a conta Google
Gerenciar os dados é importante, mas proteger a conta na totalidade é fundamental. Confira algumas medidas simples que podem ajudar a aumentar a segurança online:
Ative a verificação em duas etapas (2FA) para dificultar o acesso de invasores;
Revise com frequência os dispositivos conectados e desconecte aqueles que não são mais utilizados;
Use senhas fortes e diferentes para cada serviço, evitando reutilizações;
Verifique quais aplicativos têm acesso aos seus dados e revogue permissões desnecessárias.
Para baixar um backup completo dos seus dados antes de fazer alterações, basta acessar takeout.google.com e selecionar os serviços que deseja exportar.
Com informações de Make Use Of.
Mais do TechTudo
Veja também: Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil
Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil