O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, continua liderando o número de infrações registradas por agentes de trânsito. Segundo levantamento do portal UOL, a Praça Comandante Lineu Gomes, localizada na entrada do terminal, rendeu 5.953 multas aplicadas por agentes de trânsito, tornando este o local com mais autuações na capital paulista.
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
- Radar campeão de multas em São Paulo em 2024 mantém “recorde” em 2025
Embora seja elevado, o total de infrações é 27% menor que aquele do ano anterior, quando Congonhas chegou a registrar mais de 34 mil infrações. O motivo líder das multas por lá continua o mesmo: estacionamento ou parada em área proibida, prática comum entre motoristas que vão embarcar ou desembarcar passageiros fora da área adequada para fugir do trânsito nos arredores.
O acesso ao terminal é marcado por problemas viários e confusões na sinalização: primeiro, a rua estreita que cerca o aeroporto recebe grande volume de tráfego da Av. Washington. Luís. Para completar, muitos motoristas se confundem com as direções para acessar o setor de embarque e desembarque, que ficam em pisos diferentes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Aena, concessionária responsável por Congonhas desde outubro de 2023, sabe destas questões e incluiu os problemas de acesso ao terminal de passageiros na lista de prioridades. Atualmente, Congonhas passa por renovação, e as obras devem ser concluídas em 2028.
Outros pontos com alto índice de multas
Além de Congonhas, outros locais também registraram altos índices de infrações. O total de multas nas proximidades do aeroporto é 40% maior que aquele registrado na rua da Cantareira, bairro da luz, no trecho que faz parte de um dos acessos ao Mercado Municipal. Por lá, houve 3.539 autuações.
Na sequência, vem a rua Carlos de Souza Nazaré, que também fica na Luz, e rendeu 1.389 registros entre os números 301 e 400. Finalmente, a última avenida “campeã” de multas é a Cruzeiro do Sul que, entre os números 1600 e 1800, que contabilizou 1.145 infrações no período.
Leia também:
- Tesla já pensa em data para encerrar a produção de carros
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Leia a matéria no Canaltech.