O uso de letras maiúsculas – popularmente conhecido como “caps lock” – já foi sinônimo de grito na Internet. Durante anos, escrever tudo em caixa alta era interpretado como um tom agressivo ou exaltado em fóruns, chats e redes sociais. Mas, com o tempo, esse “tom de voz digital” ganhou novas camadas de significado, passando a representar também empolgação, ironia e até humor dramático, dependendo do contexto e da geração que está por trás do teclado.
A mudança de interpretação reflete a evolução da linguagem online e o surgimento de novas convenções de comunicação digital. Enquanto os mais jovens usam o caps lock como uma forma de expressão exagerada ou cômica, outras faixas etárias ainda podem associá-lo a grosseria ou falta de educação. Para entender melhor como diferentes públicos lidam com o uso de letras maiúsculas na web, o TechTudo preparou esta matéria especial. Confira.
🔎 Você ainda manda este emoji (👍)? O ‘joinha’ virou sinal de grosseria
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Caps Lock já foi sinônimo de “gritar” na Internet, mas pode significar outras coisas para gerações mais novas; entenda
Montagem/Edivaldo Brito
📝 Como bloquear mensagem de áudio no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo
Tudo sobre mensagens em CAIXA ALTA:
O TechTudo reuniu nove coisas que você precisa saber sobre mensagens em letras maiúsculas na Internet na lista abaixo. A seguir, confira os tópicos que serão abordados neste guia.
Origem da associação entre CAPS LOCK e grito
O que mudou com o tempo?
O “tom de voz” nos apps de mensagem
Exemplo prático
O que os especialistas dizem?
1. Origem da associação entre CAPS LOCK e grito
Desde o começo da Internet, escrever usando caps lock era visto como uma maneira de “gritar” virtualmente, por meio de mensagens de texto. Ao usar letras maiúsculas, seja em conversas privadas, e-mails, fóruns ou nas primeiras redes sociais, o usuário dava a entender que estava “gritando” naquela interação online, o que trazia um forte peso emocional, pois as letras maiúsculas tinham maior destaque na tela, especialmente se o texto inteiro estivesse escrito em caps lock.
Essa ideia se popularizou ao longo dos anos, sobretudo entre as gerações mais velhas que seguem presentes na Internet, como os Boomers e Millenials, que continuam fazendo uma correlação entre letras maiúsculas e gritos. Para essa parcela dos internautas, usar o recurso pode trazer um aspecto de agressividade para a conversa.
Desde o começo da Internet, escrever usando caps lock era visto como uma maneira de “gritar” em um texto na web
Reprodução/Pexels/Karolina Grabowska
2. O que mudou com o tempo?
Ao longo do tempo, esse “tom de voz” nas mensagens com caps lock passou a adquirir outros significados, principalmente para os adolescentes e jovens da geração Z, nascidos entre meados da década de 1990 e o ano de 2010. Para eles, o uso das letras maiúsculas depende de vários fatores, incluindo contexto, tipo de plataforma e o uso de emojis.
Sendo assim, a geração Z pode aplicar caps lock para indicar sentimentos como ironia exagerada, humor dramático ou empolgação afetada, como “EU SIMPLESMENTE NÃO AGUENTO MAIS”. Também é comum que o “tom” da mensagem seja mediado por emojis, memes, repetição de letras (“SIIIIIM”), stickers, entre outros recursos.
Mensagens com caps lock passaram a ter novos significados para os adolescentes e jovens da geração Z
Reprodução/Getty Images
3. O “tom de voz” nos apps de mensagem
Essa diferença na maneira como as gerações enxergam o uso de caps lock fica evidente em interações nos aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Instagram e X (antigo Twitter), pois esses espaços possuem uma linguagem própria para cada geração. Então, aquilo que os Boomers podem entender como grosseria, pode ser visto como humor ou até mesmo afeto pela geração Z.
Para amenizar o uso de letras maiúsculas nessas plataformas, por exemplo, os internautas mais jovens costumam explorar o potencial da pontuação, dos emojis e da extensão das palavras, visando transmitir a emoção desejada na mensagem, para que ela não pareça simplesmente uma “gritaria”, que passa a sensação de agressividade.
Uso de caps lock pode definir o “tom de voz” em apps de mensagens
Divulgação/Getty Images
4. Exemplo prático
O tom de uma mensagem muda dependendo da forma como ela é escrita. Por exemplo, se a pessoa escrever “EU ESTOU INDO.”, pode soar rude. Mas se digitar “EU ESTOU INDOOO!!!”, mesmo com letras maiúsculas, é possível passar uma mensagem que tem intenção positiva devido ao uso de ponto de exclamação e da extensão da palavra. Enquanto isso, “Eu estou indo rs” pode ter um significado irônico devido ao uso do “rs” sem necessariamente indicar uma risada ou algo engraçado.
Já a mensagem “eu to indo” pode demonstrar um contato direto, informal e sem grandes emoções. Portanto, o uso de caps lock pode trazer uma intenção positiva, negativa, irônica ou até mesmo teatral, dependendo de quais elementos compõem aquela mensagem e do contexto no qual ela é escrita na Internet.
O tom de uma mensagem muda segundo a maneira como ela é escrita na Internet
Jose Calsina/Adobe Stock
“EU NÃO VOU”: pode soar como uma resposta seca ou até agressiva;
“EU NÃO VOU MESMOOOO 😡”: reforça indignação ou raiva, mas de forma teatral ou exagerada;
“eu não vou rs”: transmite ironia ou desdém, pois o “rs” pode suavizar ou escancarar sarcasmo;
“Eu não vou, tá?”: pode parecer passivo-agressivo ou demonstrar leve irritação;
“eu n vo kkkk”: informal, com tom de deboche ou despreocupação;
“EU NÃO VOUOOO!!!”: pode indicar frustração intensa, drama ou brincadeira exagerada;
“n vou mesmo.”: sério, direto e com possível frieza pela pontuação final;
“eu n vou rsrsrsrs”: pode soar debochado, confuso ou sarcástico;
“EU NÃO VOU 😭😭😭”: mistura drama e emoção, tom cômico ou exagerado;
“eu n vo kkkkkkkk credo”: leveza, tom cômico ou de escárnio;
“eu não vou gente”: pode parecer informal e decidido, mas sem agressividade;
“EU NÃO VOU, ENTENDEU?”: forte, autoritário e confrontativo;
“n vo rs”: simples, mas com possível tom de ironia ou desprezo.
5. O que os especialistas dizem?
No livro “Because Internet: Understanding the New Rules of Language” (Porque Internet: Entendendo as Novas Regras da Linguagem), a linguista da Internet, Gretchen McCulloch, analisa o significado de siglas, memes, pontuação e emojis usados na comunicação online. A especialista explica que os internautas podem usar letras maiúsculas para dar ênfase a uma fala, incluindo a repetição de pontos de exclamação e o alongamento de palavras como “SIIIIM” ou “NAAO” para sugerir um tom amigável.
Já a especialista Erica Dhawan, autora do livro “Digital Body Language” (Linguagem Corporal Digital), fala sobre tom e comunicação digital sem linguagem não verbal. Ela defende que a linguagem corporal digital são os sinais sutis que refletem o humor e alteram o significado das palavras na comunicação online.
Por isso, Erica argumenta que recursos como emojis, sinais de pontuação e letras maiúsculas podem ajudar a esclarecer o significado da mensagem, seja em tom de urgência, entusiasmo, ironia, humor, entre outros – assim como um aceno de cabeça ou um sorriso em uma interação que ocorre pessoalmente.
Especialistas analisam como letras maiúsculas e outros elementos interferem na comunicação online
Reprodução/Shutterstock
Com informações de HostGator, Melhor Web, NPR e BBC
Mais do TechTudo
Veja também: Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!
Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!