Empresas usam IA para monitorar funcionários no Slack e Teams

Privacidade é algo importante no ambiente de trabalho, mas há empresas recorrendo à IA para monitorar as conversas de seus funcionários em plataformas de trabalho como Slack, Zoom e Microsoft Teams. A tecnologia, que pode analisar desde o conteúdo de mensagens até o tom de voz em reuniões, está sendo usada para avaliar a produtividade, o sentimento dos colaboradores e identificar possíveis riscos.

Essas ferramentas de IA usadas nessas plataformas podem ser configuradas para identificar palavras-chave, analisar o sentimento das mensagens e monitorar o engajamento dos funcionários. Embora as empresas digam que o objetivo é otimizar fluxos de trabalho e extrair insights, essa mesma tecnologia cria um panorama detalhado da atividade de cada colaborador, transformando o funcionário em uma fonte de dados para vigilância, às vezes sem ele saber.

Objetivo é melhorar o funcionamento de uma empresa

Uma das empresas que disponibilizam esse tipo de recurso é a estadunidense Aware, que tem clientes bem grandes, como Nestle, Walmart, Delta Air Line e Starbucks. O objetivo principal com o monitoramento, segundo a empresa, é:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Como diferentes grupos de funcionários se sentem em relação à empresa ou às decisões que ela toma
  • Se há bullying ou discriminação
  • Se os funcionários estão compartilhando informações confidenciais
  • Se os funcionários estão enviando textos, fotos ou vídeos inadequados
  • Com que frequência as equipes se comunicam entre si

A linha entre otimização e espionagem é tênue. A capacidade de analisar e exportar todo o conteúdo de um workspace, incluindo conversas privadas, é uma funcionalidade que, embora dependa de justificativas legais e do plano contratado, existe e pode ser utilizada pela gestão para fiscalizar a equipe de perto.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.