Em que Lua estamos hoje? Satélite vai entrar na fase minguante nesta quinta (17)

Desde a última quinta-feira (10), a Lua está na fase cheia, um dos momentos mais belos e brilhantes do ciclo lunar. No entanto, essa fase está prestes a acabar. Nesta quinta-feira (17) às 21h37 (horário de Brasília), a Lua entra oficialmente na fase minguante, com 50% do disco lunar iluminado, de acordo com o Observatório Nacional. A fase em questão encerra com a Lua nova em 24 de julho às 16h11.

Fases da Lua de Julho

Lua minguante: 17 de julho, às 21h37
Lua nova: 24 de julho, às 16h11

O que é a fase minguante?

A Lua minguante é a fase que sucede a cheia e antecede a nova. Visualmente, vemos apenas a metade esquerda do disco lunar iluminada (no hemisfério sul), com a parte iluminada diminuindo dia após dia. No hemisfério norte, é a parte direita da Lua que fica iluminada. Esse efeito acontece porque estamos “de cabeça para baixo” em relação ao outro hemisfério, então vemos a Lua sob um ângulo diferente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Essa fase marca o fim do ciclo de iluminação do satélite natural. Durante a fase minguante, a Lua nasce cada vez mais tarde e pode ser vista durante as primeiras horas da manhã, antes do amanhecer. Esse comportamento é característico porque, à medida que a Lua se aproxima da fase nova, ela também se posiciona mais próxima do Sol no céu, o que a torna menos visível durante a noite.

A Lua minguante indica que o lado iluminado do satélite está diminuindo, ou seja, está “minguando”. O termo vem do latim minuare, que significa “diminuir”.

Subdivisões da Lua minguante

A fase “Lua minguante” é, na verdade, um nome geral para a metade final do ciclo lunar. Dentro desse período, há subdivisões:

  • Lua Minguante Gibosa, quando a Lua ainda está “quase cheia”, mas começando a diminuir, ainda bem iluminada, mas já não é cheia.
  • Quarto Minguante, exatamente metade do disco iluminado (e é essa fase que acontece neste dia 17).
  • Lua Minguante Crescente, em que a Lua aparece fininha, como um “corte de unha” e a parte iluminada vai ficando menor a cada noite, até virar Lua nova.
No hemisfério sul, na Lua Minguante, o lado esquerdo fica iluminado (Imagem: Christian Papaux/Unsplash)

Quais os impactos da Lua minguante na Terra?

Apesar de a fase da Lua não interferir diretamente no clima, sua influência sobre as marés é significativa. Durante a Lua minguante, as marés ficam menos extremas (menores marés altas e baixas), pois a força gravitacional da Lua está menos alinhada com a do Sol.

Esse efeito é conhecido como maré de quadratura. Muitos agricultores ainda seguem o calendário lunar para planejar podas, colheitas e plantações, já que a Lua minguante é vista como o momento ideal para eliminar pragas e limpar o solo.

O que explica as fases da Lua?

As fases da Lua ocorrem devido à posição relativa entre o Sol, a Terra e a própria Lua. Como o satélite natural não possui luz própria, ele reflete a luz solar.

Conforme a Lua orbita a Terra, diferentes porções de sua face visível ficam iluminadas. Isso resulta nas quatro fases principais: nova, crescente, cheia e minguante. Cada ciclo completo dura cerca de 29,5 dias, chamado de mês sinódico.

A Lua está enferrujando?

Os cientistas detectaram a presença de hematita na Lua, uma forma oxidada de ferro que, aqui na Terra, precisa de ar e água líquida para se formar, coisas que não são encontradas na Lua com tanta facilidade. Essa hematita lunar está mais presente na face da Lua que está constantemente voltada para a Terra, o que sugere que o oxigênio atmosférico da Terra possa ser o principal oxidante envolvido. De qualquer forma, ainda é um dos mistérios sobre o nosso satélite natural. 

Leia também:

VÍDEO | A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO?

Leia a matéria no Canaltech.