Eduardo Paes rebate BBC e confirma público recorde no show de Lady Gaga

Eduardo Paes rebate BBC e confirma público recorde no show de Lady Gaga

Nesta terça-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, utilizou sua conta no Twitter para responder a uma matéria da BBC britânica que questionava a veracidade do público presente no show de Lady Gaga em Copacabana. A reportagem afirmava ser improvável que mais de 2 milhões de pessoas tivessem assistido à apresentação da Mother Monster, realizada no dia 3 de maio deste ano. No entanto, dados oficiais da Prefeitura confirmam esse número, o que gerou um debate internacional.

Para reforçar a credibilidade da contagem, Eduardo Paes apresentou uma argumentação baseada em uma equação matemática, que considerou a extensão da praia para demonstrar que seria plenamente possível acomodar essa quantidade de pessoas no local. Com tom descontraído e provocativo, o prefeito iniciou seu tweet direcionando uma resposta bem-humorada aos jornalistas britânicos, questionando o conhecimento deles sobre o Rio de Janeiro:

“Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!”

Logo depois, o Eduardo Paes explicou as razões pelas quais o público presente poderia ser maior do que o esperado pela imprensa estrangeira, destacando aspectos culturais e comportamentais típicos dos cariocas. Ele comentou sobre a organização do evento e sobre a diferença na forma como brasileiros e britânicos se comportam em grandes aglomerações:

“Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da Praia de Copacabana. Pior do que isso, acham que nós, brasileiros, mantemos distância uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos bem próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e calorosos. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio — provavelmente eles ficarão de melhor humor.”

O show de Lady Gaga ocorreu dentro da iniciativa “Todo Mundo no Rio”, que visa promover eventos de grande porte na cidade. Essa foi a segunda edição do projeto, que teve início com o show de Madonna, reunindo mais de 1 milhão de fãs na ocasião.