É VERDADE que Plutão é considerado um planeta anão. Descoberto em 1930, o astro foi, por muito tempo, considerado o nono planeta do nosso Sistema Solar. Sua reclassificação ocorreu em 2006.
- Plutão | A trajetória de um ex-planeta a planeta anão
- Plutão terminará em 2178 sua 1ª órbita em torno do Sol, desde sua descoberta
- ‘Ideia maluca’ sobre a atmosfera de Plutão acaba de ser confirmada pela ciência
Essa mudança foi feita pela União Astronômica Internacional (UAI) após a descoberta de outros corpos semelhantes na região do Cinturão de Kuiper — área localizada além da órbita de Netuno (região transnetuniana), composta por pequenos corpos gelados, como cometas e outros planetas anões.
A UAI define um planeta anão como um objeto que orbita o Sol, é suficientemente massivo para ter forma aproximadamente esférica, mas que não conseguiu limpar sua órbita de outros detritos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esse último critério é a principal diferença entre planetas anões e os planetas tradicionais. Isso porque, segundo a UAI, os planetas “normais” compartilham todas as outras características, mas conseguiram eliminar os detritos em sua vizinhança orbital.
Características de Plutão
Plutão tem aproximadamente 2.250 km de diâmetro, o equivalente à metade da largura dos Estados Unidos. Sua atmosfera é composta principalmente por nitrogênio, metano e monóxido de carbono, com temperatura média de -232 °C.
O planeta anão está localizado a cerca de 5,8 bilhões de quilômetros do Sol e é orbitado por cinco luas. A maior e mais conhecida delas é Caronte, que tem cerca da metade do tamanho de Plutão e é considerada, proporcionalmente, o maior satélite natural em relação ao seu planeta no Sistema Solar.
Quantos planetas anões foram encontrados?
Além de Plutão, a astronomia já identificou oficialmente outros quatro planetas anões — quase todos localizados no Cinturão de Kuiper. São eles:
- Ceres: Descoberto em 1801, está localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. É o único planeta anão da parte interna do Sistema Solar;
- Haumea: Localizado no Cinturão de Kuiper, foi descoberto em 2004. Tem formato ovalado e é coberto por gelo de água cristalina;
- Makemake: Descoberto em 2005, também no Cinturão de Kuiper. É um dos objetos mais brilhantes da região transnetuniana;
- Eris: Localizado no Cinturão de Kuiper, foi descoberto em 2005. Sua identificação foi um dos principais fatores que motivaram a reclassificação de Plutão.
Portanto, sim, Plutão já foi planeta.
Mas, desde 2006, o ex-planeta passou a integrar a categoria de planetas anões, sendo um dos cinco corpos oficialmente reconhecidos como tal pela União Astronômica Internacional.
Leia mais:
- Como um “beijo” de Plutão o ajudou a capturar sua maior lua
- Alô, Plutão! Cientistas sugerem novo conceito do que é planeta
- Órbita quase caótica de Plutão fica um pouco mais próxima de ser compreendida
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Leia a matéria no Canaltech.