Se você já exagerou na quantidade de bebidas alcoólicas em uma festa, provavelmente acordou com dor de cabeça e desconfortos estomacais. Já os efeitos a longo prazo do consumo frequente podem incluir o desenvolvimento de doenças graves, como alguns tipos de câncer.
- Estudo aponta que bebida alcoólica tem relação com câncer
- A razão para gostarmos de bebidas alcóolicas pode ser explicada por… macacos
- Efeitos do álcool costumam ser piores para quem tem problema de saúde
Por outro lado, uma pausa no consumo de álcool pode trazer benefícios imediatos e melhorias graduais na saúde ao longo de semanas, meses e até anos.
Os efeitos positivos de parar de beber vão desde a melhora na hidratação até a redução da pressão arterial e a diminuição dos riscos de doenças renais, problemas oculares e disfunção erétil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Um dia sem álcool
O álcool leva cerca de 24 horas para ser completamente eliminado do organismo. Portanto, em apenas um dia sem consumir cerveja, vinho ou drinks, já é possível notar uma melhora na hidratação, na digestão e na função cerebral.
Além disso, esse intervalo contribui para uma regulação mais eficiente dos níveis de açúcar no sangue.
Uma semana sem beber
Melhor qualidade do sono e, consequentemente, mais disposição pela manhã são dois efeitos positivos observados após uma semana sem álcool. Esse período também pode ser suficiente para reduzir a gordura hepática e ajudar na regeneração de lesões leves no fígado.
A saúde cerebral tende a melhorar, com benefícios para o foco, a memória e o equilíbrio emocional.
Depois de um mês
Cerca de 30 dias após suspender o consumo de bebidas alcoólicas, muitas pessoas relatam melhora no humor. Com noites de sono mais reparadoras, é comum também sentir mais energia e uma maior sensação de bem-estar.
Outros efeitos positivos incluem perda de peso e de gordura corporal, redução de processos inflamatórios e o retorno do funcionamento normal do estômago. A pressão arterial tende a cair, o que pode contribuir para a diminuição dos riscos de desenvolver câncer.
Seis meses sem álcool
Bebedores moderados costumam reverter totalmente os danos ao fígado após seis meses sem ingerir álcool. Mesmo entre consumidores mais frequentes, há uma melhora significativa na saúde hepática e na capacidade do corpo de combater infecções.
Nesse período, o sistema imunológico se fortalece e as inflamações tendem a diminuir.
Um ano sem álcool
Após um ano de abstinência, há uma expressiva redução no risco de desenvolver doenças crônicas, como derrame, diabetes tipo 2 e diversos tipos de câncer.
A interrupção do consumo também está associada à melhora da saúde mental, com redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
Outro benefício importante é a queda da pressão arterial — o principal fator de risco de morte no mundo —, o que reduz significativamente a probabilidade de doenças cardíacas, renais, problemas oculares e disfunção erétil.
Como diminuir o consumo de álcool?
Os benefícios relacionados à pausa no consumo de bebidas alcoólicas mostram que, quanto mais tempo você ficar sem beber, maiores serão os efeitos positivos sentidos pelo seu corpo.
Algumas dicas que podem ajudar a dar um tempo no álcool incluem:
- Definir metas de curto prazo sem bebidas alcoólicas
- Evitar situações sociais que estimulem o consumo
- Encontrar bebidas alternativas para substituir o álcool no dia a dia
- Prestar atenção nos benefícios percebidos ao longo do tempo
- Procurar ajuda profissional caso sinta dificuldade em interromper o consumo
Leia mais:
- A estratégia mais simples para beber menos álcool, segundo a ciência
- Qual o efeito do álcool no organismo e como afeta seu corpo?
- ‘Químicos eternos’ são encontrados até na cerveja; foram testados 23 produtos
VÍDEO | POR QUE SMARTWATCHES AINDA NÃO MEDEM A GLICEMIA?
Leia a matéria no Canaltech.