É falso que Mark Zuckerberg vai excluir contas inativas do Facebook e do Instagram caso usuários não repassem mensagens a dezenas de contatos. Diversos perfis relatam diariamente receber essa informação por meio de mensagens diretas nas redes sociais da Meta — numa espécie de corrente sem fim.
- É FALSO o vídeo de um canguru com cartão de embarque; saiba por que viralizou
- É FALSO que o mundo inteiro vai ficar no escuro em 2 de agosto por seis minutos
O conteúdo, enviado sempre por perfis falsos, afirma que, devido a uma suposta sobrecarga nos servidores, Zuckerberg (fundador e CEO da Meta) teria decidido excluir contas inativas de suas redes sociais.
A mensagem alega que, para comprovar que a conta ainda está ativa, o usuário precisa encaminhá-la a pelo menos 15 pessoas. Caso contrário, a equipe da Meta presumiria que a conta está sem atividade (sem determinar um período específico) e a suspenderia permanentemente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ao Canaltech, a Meta informou que a mensagem é falsa e que os usuários não devem interagir com os perfis responsáveis por esse tipo de ameaça.
Diretrizes da Meta
As diretrizes da Meta indicam que a exclusão de contas no Facebook e no Instagram é uma medida usada para reduzir abusos nas plataformas e proteger a privacidade, a integridade e a segurança dos usuários.
De acordo com a empresa, contas podem ser suspensas ou desativadas por motivos como:
- Publicação de conteúdos que violam os Padrões da Comunidade (transparency.meta.com);
- Falsificação de identidade para enganar outros usuários;
- Contato com outras pessoas com objetivos de assédio, publicidade não autorizada ou outras condutas proibidas pelas redes sociais.
“Podemos suspender sua conta se descobrirmos que a conta ou a atividade nela talvez não siga nossos Padrões da Comunidade. Você pode fazer uma apelação contra a suspensão dentro de 180 dias. Se você não fizer uma apelação após esse período ou se ela não for bem-sucedida, desabilitaremos permanentemente sua conta”, informa a Meta sobre suas políticas de exclusão.
A companhia destaca ainda que uma conta pode ser desabilitada sem a suspensão prévia em casos de violações graves ou urgentes dos Padrões da Comunidade — nunca inatividade.
Leia mais:
- Real ou IA? Vídeos que desafiam a identificar o que é ‘fake’ viralizam na web
- Recebeu um e-mail falso que se passa pelo Google? Entenda como ocorre o golpe
VÍDEO | O ALGORITMO DO SEU YOUTUBE, INSTAGRAM E THREADS ESTÁ RUIM?
Leia a matéria no Canaltech.