É falso o vídeo que mostra um canguru sendo impedido de entrar em um avião enquanto segura um cartão de embarque. O conteúdo que viralizou nas redes sociais foi gerado por inteligência artificial (IA), e aspectos como sua qualidade e a identificação por parte dos humanos fez com que alguns internautas fossem enganados.
- É FALSO que o mundo inteiro vai ficar no escuro em 2 de agosto por seis minutos
- Real ou IA? Vídeos que desafiam a identificar o que é ‘fake’ viralizam na web
- 10 deepfakes mais impressionantes que confundiram a internet
A gravação foi publicada em 26 de maio de 2025 pelo perfil “Infinite Unreality” no Instagram, e já acumula mais de 21 milhões de visualizações e 500 mil compartilhamentos.
A postagem mostra duas mulheres discutindo — aparentemente, a responsável pelo animal e uma funcionária de companhia aérea — na área de embarque de um voo. Entre elas, está um canguru segurando uma passagem e vestindo um colete semelhante ao utilizado por cães-guia ou animais de suporte emocional.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por que o vídeo teve tanto alcance?
Além do aspecto divertido da cena inusitada de um canguru na área de embarque de um aeroporto, o vídeo também demonstra como assistir a conteúdos com animais emocionalmente estáveis pode transmitir uma sensação de calma e conforto.
Segundo Renata Roma, pesquisadora da Universidade de Saskatchewan (Canadá) especializada no vínculo entre humanos e animais, muitas pessoas humanizaram o canguru naquela situação cotidiana, criando um senso de conexão emocional com o animal.
“Ele representa aquilo que muitas vezes falta nas relações humanas: presença constante que acolhe sem exigir e que é capaz de conter e acolher emocionalmente em momentos de crise e descontrole”, destaca a especialista.
Roma observa ainda que a imagem de um canguru sereno no aeroporto — mesmo em meio a uma discussão entre duas pessoas — foi encarada como algo possível e real por muitos usuários justamente por ele representar uma fonte de previsibilidade afetiva.
Perfil de vídeos gerados por IA
O perfil que publicou o vídeo tem como descrição no Instagram a frase “sua dose diária de irrealidade” e costuma postar conteúdos criados com inteligência artificial envolvendo animais e seres humanos.
Entre as publicações, há vídeos de outros animais em diferentes situações no aeroporto, como um flamingo passando pela verificação de bagagens e um hipopótamo sentado em uma poltrona de avião ao lado de passageiros.
Apesar de a conta indicar que os vídeos são “irreais”, o compartilhamento fora do perfil nem sempre carrega essa explicação, o que pode levar algumas pessoas a interpretarem o conteúdo como real.
Leia mais:
- Vídeo feito por IA leva turistas a destino inexistente; saiba como se proteger
- IA Veo 3 cria vídeos realistas, mas especialistas alertam sobre possíveis riscos
VÍDEO | VOCÊ SABE IDENTIFICAR UM DEEPFAKE?
Leia a matéria no Canaltech.