Dormir com o modo avião ligado no celular pode ser um erro; entenda


Ativar o modo avião no celular antes de dormir virou um ritual para muitas pessoas. A ideia é simples: garantir algumas horas de tranquilidade, longe de chamadas inesperadas, notificações de redes sociais, alertas de e-mail e outras distrações digitais. Parece uma solução perfeita para quem busca um sono mais profundo e ininterrupto – e, de fato, o recurso pode ajudar a reduzir estímulos. Mas nem tudo é tão positivo quanto parece.
O que muita gente não sabe é que deixar o modo avião ligado durante a noite pode trazer riscos importantes. Seja no Android ou iPhone (iOS), os alarmes podem falhar, serviços de emergência ficam inacessíveis, funções de rastreamento são desativadas e até atualizações automáticas do sistema podem ser comprometidas. Nesta matéria, o TechTudo te mostra por que essa prática aparentemente inofensiva pode ser um erro – e o que fazer para dormir em paz sem abrir mão da segurança.
🔎 Veja o que acontece com seu corpo ao passar 8h no celular todos os dias
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Você ativa o modo avião para dormir? Veja por que isso pode ser um erro
Rodrigo Fernandes/TechTudo
📝 Como favoritar um local no Google Maps? Confira no Fórum do TechTudo
Como funciona o modo avião
O modo avião é um recurso presente em aparelhos eletrônicos – como celulares, tablets, computadores, entre outros – que, quando ativado, desabilita todas as funções de conexão sem fio do dispositivo. Introduzido por questões de segurança, o modo avião evita interferências na comunicação das aeronaves – daí a origem do nome. Ao ser ativado, ele desliga automaticamente os dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, localizador e outros recursos que dependem de sinal para funcionar.
Modo avião desabilita funções sem fio do celular
Isabela Cabral/TechTudo
Consequências negativas
Mesmo sendo um recurso de segurança, o modo avião tem o momento certo para ser utilizado. Mantê-lo ativado por longos períodos – principalmente durante a noite – pode ter consequências negativas.
Alarmes podem falhar em alguns casos
Alarmes configurados no app nativo do celular geralmente funcionam mesmo com o modo avião ativado, já que não dependem de conexão com a Internet. No entanto, aplicativos de terceiros que utilizam recursos online ou sincronização em nuvem podem apresentar falhas se o aparelho estiver desconectado.
Serviços de emergência ficam indisponíveis
Em caso de emergência, você ficará incomunicável. Não será possível acionar serviços de socorro e assistência, além de tornar mais difícil encontrar sua localização caso seja necessário algum protocolo de resgate.
Dormir com o modo avião ligado no celular pode ser um erro; entenda
Reprodução/Shutterstock
Funções de rastreamento (com “Buscar iPhone” ou “Encontre meu dispositivo”) são desativadas
Outro ponto negativo é a impossibilidade de rastrear o telefone em caso de perda ou roubo. Tanto a ferramenta da Apple quanto a do Android dependem de conexões de rede e sinal para funcionar corretamente.
Atualizações importantes de apps ou do sistema são adiadas
Muitos aplicativos e recursos do sistema operam em segundo plano. Com o modo avião ativado, a sincronização é interrompida. Na prática, o telefone deixa de receber atualizações de aplicativos e do sistema, além de não realizar backups automáticos — como os do WhatsApp, por exemplo.
Impacto na bateria pode ser menor do que se imagina
Embora o modo avião seja visto como uma saída para economizar bateria, tudo depende do contexto. Se o seu dispositivo dispõe de pouca carga, sim, o recurso auxilia na economia. No entanto, se o componente está no nível máximo, não há nada que indique um impacto significativo na redução do consumo.
Não perturbe no iPhone
Reprodução/Gisele Souza
Alternativas seguras ao modo avião
Não é necessário se colocar em risco para ter uma boa noite de sono. Existem alternativas mais seguras ao modo avião, como, por exemplo, ativar o modo “Não Perturbe” no celular. A função impede que notificações sejam exibidas, mas mantém o sinal do aparelho ativo.
Se preferir, você também pode desligar a conexão Wi-Fi e desabilitar os dados móveis. Assim, reduz os estímulos para mexer no celular antes de dormir.
Por fim, configure permissões de chamadas apenas para contatos de emergência. Esse ajuste permite que apenas pessoas dessa lista possam, caso necessário, ligar para você durante a noite – enquanto todas as demais chamadas são bloqueadas pelo sistema.
O modo Não Perturbe é uma alternativa segura ao modo avião
Reprodução/Freepik
Mais do TechTudo
Veja também: Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça
Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça