Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (6), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado “nada confiável” por 44% dos brasileiros.
Apesar disso, Lula aparece empatado com seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), como a segunda autoridade mais confiável entre as 11 avaliadas pelo levantamento. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o índice de desconfiança, com 48% de avaliações negativas.
Eduardo Bolsonaro articula sanções contra Moraes na Europa após ofensiva nos EUA
Deputado e Paulo Figueiredo planejam viagem por países europeus para pressionar Parlamento e ampliar punições a ministro do STF
Gilmar Mendes sai em defesa de Moraes após prisão de Bolsonaro e críticas dos EUA
Ministro diz que colega tem “toda a confiança e apoio” do STF em meio a pressão internacional e ofensiva bolsonarista
Tarcísio lidera ranking de confiança
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera o ranking de confiança da pesquisa. Ele é considerado “muito confiável” por 24% e “nada confiável” por 25% dos entrevistados.
Lula tem 29% de avaliações como “muito confiável” e 44% como “nada confiável”, empatado com Alckmin, que apresenta os mesmos percentuais.
Bolsonaro, por sua vez, aparece com 27% de confiança elevada e 48% de desconfiança máxima, o que o coloca na 6ª posição entre as autoridades avaliadas.
Eduardo e Flávio Bolsonaro
Na base da lista estão os filhos do ex-presidente. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocupam as últimas posições no ranking de confiança.
A pesquisa não divulgou os percentuais detalhados de cada um, mas destaca que ambos figuram entre os mais mal avaliados no quesito credibilidade.
A pesquisa também avaliou outras autoridades, incluindo ministros e presidentes de Poderes, com destaque para o equilíbrio entre desconfiança e apoio a figuras institucionais.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho de 2025, com 2.004 entrevistas em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
infomoney.com.br/">InfoMoney.