O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial do ano que vem, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2). De acordo com o levantamento, o petista tem vantagem sobre o ex-presidente e sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lula tem 39% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro em um cenário que ainda tem nomes como Ratinho Junior (PSD) com 7%, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5% e Romeu Zema (Novo), com 4%, mas sem Tarcísio. Na comparação com a pesquisa anterior, o petista ganhou cinco pontos percentuais, o suficiente para escapar da margem de erro, de dois pontos para mais ou menos.
Leia também: Governo Lula mantém reprovação de 40% e aprovação de 29% após tarifaço, diz Datafolha
A pesquisa mostra, ainda, vitória de Lula por 47% a 43% em um eventual segundo cenário contra Bolsonaro, que foi declarado inelegível, mas ainda pode inscrever sua candidatura, como fez Lula em 2018, antes de ser barrado do pleito.
Em outro cenário, que substitui Bolsonaro por Tarcísio, Lula tem 38% ante 21% do governador paulista, o que marca estabilidade em relação à pesquisa anterior. Ratinho Junior cresce para 12%. Em um segundo turno, porém, 45% votariam no atual presidente, enquanto 41% escolheriam o ex-ministro de Bolsonaro. Antes, o levantamento mostrava empate técnico em 43% a 42% a favor do petista.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros nos dias 29 e 30 de julho.
infomoney.com.br/">InfoMoney.