CPUs Nova Lake-AX chegam até 2027 para brigarem com APUs AMD de alto desempenho

Um novo rumor, vindo de um leaker conhecido, aponta para uma nova geração de CPUs com gráficos integrados da Intel, poderosa o suficiente para bater de frente com as APUs Strix Halo da AMD, as melhores do mercado mobile na atualidade. A expectativa é que, embora a linha padrão estreie em 2026 com SKUs para desktops e notebooks convencionais, a série, chamada de Nova Lake-AX, seja lançada um pouco depois, entre 2026 e 2027, para workstation móveis de alto consumo e PCs compactos de alto desempenho.

Na prática, os Nova Lake-AX devem combinar até 52 núcleos de CPU divididos em 16 núcleos de performance baseados na arquitetura Coyote Cove, 32 núcleos eficientes Arctic Wolf e 4 núcleos de baixo consumo (LP-E) separados para maximizar a autonomia quando necessário.

Além disso, a iGPU deve ser equipada com a nova geração Xe3 (Celestial), estimada para ter entre 20 e 24 núcleos gráficos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nova Lake-AX pode ter muito cache e TDP altíssimo

Para sustentar todo esse poder bruto, haverá um tile dedicado de Last Level Cache (bLLC) com mais de 100 MB de cache compartilhada entre CPU e GPU, tudo empacotado pela tecnologia Foveros 3D, que pode incluir camadas extras de memória e cache ao estilo 3D V-Cache da AMD. Isso faria com que a Intel conseguisse brigar com os Ryzen X3D em jogos, área em que o Time Vermelho domina com essas CPUs.

Existe a expectativa de que o TDP chegará a 150 W, o que é muito para uma máquina mobile. Por isso, os processadores Nova Lake-AX exigirão sistemas de refrigeração robustos, já que promete muito desempenho em CPU e iGPU.

Se a Intel conseguir oferecer ganhos significativos de processamento e gráficos integrados por preços mais acessíveis, poderá finalmente brigar com a AMD no segmento de APUs entusiastas.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.