CPUs Intel Core Nova Lake mainstream podem ter até 144 MB de memória cache

Os processadores Ryzen da AMD são considerados os melhores para jogos na atualidade, principalmente as variantes com a tecnologia 3D V-Cache. Porém, rumores recentes apontam para uma abordagem similar por parte da Intel em novas gerações, e a informação não-oficial da vez diz que CPUs Nova Lake mainstream terão uma quantidade de cache ainda maior do que o implementado pela rival.

Raichu, um dos leakers da indústria de hardware, afirmou que os processadores com 8 núcleos de performance e 16 eficientes do lineup Intel Nova Lake, mais 4 LP-E, devem chegar primeiro com BLLC (Big Last-Level Cache), seguido dos modelos com 16 núcleos de performance e 32 eficientes.

CPUs podem ter até 28 núcleos e 144 MB de cache

Segundo um outro leaker, Haze, um dos processadores que podem chegar primeiro com mais cache deve ser equipado com 8 núcleos voltados para desempenho e 12 de eficiência, além de 4 de baixíssimo consumo. Acredita-se que ambos sejam da série Core Ultra 7, com 24 e 28 núcleos ao todo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em relação à quantidade de cache, estima-se que ao todo sejam 144 MB, uma quantidade ainda maior que os 128 MB do Ryzen 9 9950X3D, atual CPU topo de linha da AMD. Resta saber se essa será a mesma quantidade quando chegar a hora dos Intel Core Ultra 9 Nova Lake.

Esses processadores, que podem tanto se chamar Core Ultra 300, quanto Core Ultra 400, com BLLC, serão equipados com uma quantidade considerável de núcleos eficientes, como mencionado acima. Apesar de a quantidade final de núcleos ser grande, somente 8 deles devem ser voltado para tarefas pesadas, como os games.

Se esses rumores se concretizarem, iria de encontro com uma afirmação feita pela própria Intel, dizendo que não tinha interesse em uma tecnologia similar ao cache empilhado implementado pela AMD em seus processadores.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.