CPUs AMD Ryzen já estão em mais de 40% dos PC gamers no Steam

A nova pesquisa de hardware do Steam, referente ao mês de julho, mostra o avanço contínuo de processadores AMD Ryzen por usuários da plataforma de games da Valve. Agosto iniciou com 41,26% para o Time Vermelho e 58,74% para a rival Intel, que segue caindo mês após mês, por conta da maior adoção por processadores Ryzen pelos PC gamers.

Infelizmente, não temos um histórico com os dados de diferentes anos, teríamos que recorrer ao Web Archive ou algo do tipo e torcer para encontrar (e encontramos). Em agosto, o Steam mostra de março a julho, e a cada mês, a AMD vem crescendo proporcionalmente à queda da Intel, já que ambas dominam o mercado de CPUs.

Histórico dos AMD Ryzen contra os Intel Core no Steam

Graças ao Web Archive, conseguimos ver que em janeiro de 2025, a briga estava em 36,19% para a AMD e 63,75% para a Intel. Voltando bastante no tempo, mais especificamente em dezembro de 2017, quando a primeira geração de CPUs Ryzen tinha apenas 9 meses de lançamento, o cenário era completamente diferente, com as CPUs Intel presentes em 91,52% dos PCs gamers do Steam.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em termos de GPUs, a AMD ocupa 17,83% da base de usuários do Steam (Imagem: Steam)

Um ano depois, a vantagem do Time Azul caia para 82,27%. Acelerando no tempo para um ano de lançamento dos Ryzen 5000 (dezembro de 2021), que foram os maiores responsáveis pelo crescimento da AMD nesse segmento de desktop, vemos a Intel com 68,45%. De lá para cá, o Time Vermelho vem conquistando seu espaço mês a mês.

Lembrando que a pesquisa de hardware do Steam não revela como está a disputa desse mercado como um todo. O PC gamer que usa a plataforma da Valve precisa concordar com a coleta das especificações de hardware do usuário, mas é um bom termômetro que indica como esse segmento anda, já que é estamos falando da maior plataforma de games para PC, com dezenas de milhões de acessos por dia.

Nas últimas semanas, mostramos a AMD superando a Intel em vendas na Amazon estadunidense e brasileira, além da maior varejista de hardware da Alemanha; isso fora o avanço no segmento de data centers, quase encostando na rival.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.