A nova pesquisa de hardware do Steam, referente ao mês de julho, mostra o avanço contínuo de processadores AMD Ryzen por usuários da plataforma de games da Valve. Agosto iniciou com 41,26% para o Time Vermelho e 58,74% para a rival Intel, que segue caindo mês após mês, por conta da maior adoção por processadores Ryzen pelos PC gamers.
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen
Infelizmente, não temos um histórico com os dados de diferentes anos, teríamos que recorrer ao Web Archive ou algo do tipo e torcer para encontrar (e encontramos). Em agosto, o Steam mostra de março a julho, e a cada mês, a AMD vem crescendo proporcionalmente à queda da Intel, já que ambas dominam o mercado de CPUs.
Histórico dos AMD Ryzen contra os Intel Core no Steam
Graças ao Web Archive, conseguimos ver que em janeiro de 2025, a briga estava em 36,19% para a AMD e 63,75% para a Intel. Voltando bastante no tempo, mais especificamente em dezembro de 2017, quando a primeira geração de CPUs Ryzen tinha apenas 9 meses de lançamento, o cenário era completamente diferente, com as CPUs Intel presentes em 91,52% dos PCs gamers do Steam.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Um ano depois, a vantagem do Time Azul caia para 82,27%. Acelerando no tempo para um ano de lançamento dos Ryzen 5000 (dezembro de 2021), que foram os maiores responsáveis pelo crescimento da AMD nesse segmento de desktop, vemos a Intel com 68,45%. De lá para cá, o Time Vermelho vem conquistando seu espaço mês a mês.
Lembrando que a pesquisa de hardware do Steam não revela como está a disputa desse mercado como um todo. O PC gamer que usa a plataforma da Valve precisa concordar com a coleta das especificações de hardware do usuário, mas é um bom termômetro que indica como esse segmento anda, já que é estamos falando da maior plataforma de games para PC, com dezenas de milhões de acessos por dia.
Nas últimas semanas, mostramos a AMD superando a Intel em vendas na Amazon estadunidense e brasileira, além da maior varejista de hardware da Alemanha; isso fora o avanço no segmento de data centers, quase encostando na rival.
Veja mais do CTUP:
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 9?
Leia a matéria no Canaltech.