Consórcios são uma boa opção de autofinanciamento para quem busca comprar produtos com um plano adequado ao seu orçamento e objetivos.
Seja para imóveis, veículos ou até mesmo fazer uma viagem, o consórcio pode valer a pena, caso você esteja disposto a esperar um tempo para receber a compra.
Ainda que essa modalidade seja interessante, vale conhecer as diferenças de um empréstimo para um consórcio e entender qual seria a melhor opção.
Diferenças entre consórcio e empréstimo bancário
O consórcio exige a formação de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que compartilham o objetivo de adquirir um bem ou serviço de forma programada. Esse grupo é administrado por uma empresa especializada, que fica responsável pela gestão financeira e operacional do consórcio.
Após firmarem o acordo, os participantes contribuem mensalmente em um fundo que contempla cada membro por meio de sorteios ou lances.
Uma das principais diferenças do consórcio é a disciplina financeira que ele proporciona.
O consórcio é ideal para quem pode planejar a compra e quer reduzir os juros pagos, enquanto o empréstimo bancário é mais adequado para necessidades urgentes de crédito imediato.
Isso porque empréstimos são uma liberação de crédito imediata pelo banco, para o solicitante utilizar conforme quiser. No entanto, um dos maiores problemas é a cobrança de juros elevados, que podem impulsionar o endividamento.
Pensando em tirar todas as dúvidas sobre a modalidade, o InfoMoney disponibiliza um ebook gratuito sobre consórcio, que explica suas vantagens e desvantagens, além de oferecer dicas práticas para escolher o plano ideal.
infomoney.com.br/">InfoMoney.