Como era o Windows XP? Relembre 5 telas e sons que marcaram o sistema

Ao decorrer dos anos, o Windows lançou várias atualizações do seu sistema operacional, mas você lembra de uma das primeiras versões do software, o Windows XP? Ter um computador em casa ainda era novidade e ele vinha com vários programas e jogos nativos que tornavam o PC muito útil, mesmo se você não tivesse acesso à internet.

Um desenvolvedor e usuário do Reddit recriou o Windows XP para rodar diretamente no navegador, trazendo a experiência completa com a animação de inicialização, jogos clássicos e até uma versão modernizada do Microsoft Word. Basta entrar no site win32 run (win32.run).

A seguir, confira alguns momentos memoráveis do sistema da MS.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5 telas e sons nostálgicos do Windows XP

Confira as cinco principais telas e sons nostálgicos do Windows XP!

1. Tela de abertura

A assinatura do Windows era seu som de inicialização, que traz memórias nostálgicas da infância e adolescência, das primeiras interações com o PC ou dos tempos de conversas no MSN para muitos usuários.

Seguido da palavra “Welcome”, o sistema abria com a famosa fotografia de uma colina verde com um céu azul limpo. Uma curiosidade é que a imagem foi capturada pelo fotógrafo da National Geographic, Charles O’Rear, e não teve edições para ser inserida no software.

Tela de Welcome no Windows XP
O Windows iniciava com um “Welcome” e um toque de quatro segundos, que se tornou característico do sistema (Imagem: Captura de tela/Viviane França/Canaltech)

2. Paint

O Paint é o editor de imagens e desenhos nativo do Windows, porém a ferramenta era mais simples na versão do XP. Ele permitia editar imagens, desenhar formas, escolher cores e explorar a criatividade numa época em que softwares, como Photoshop, eram caros e a internet era limitada.

Paint Windows XP
No Windows XP, o Paint era mais simples, porém era bastante usado pelos usuários (Imagem: Captura de tela/Viviane França/Canaltech)

3. Jogos

O Windows XP vinha recheado de jogos pré-instalados que garantiam horas de diversão, mesmo sem acesso à internet. A coleção incluía os clássicos Paciência, Campo Minado, Copas, e o Pinball 3D – Space Cadet.

Esses jogos faziam parte da experiência que tornou o Windows XP tão especial e marcante para quem cresceu nessa época.

Campo minado no Windows XP
Windows XP tinha vários jogos pré-instalados, como o Campo Minado (Imagem: Captura de tela/Viviane França/Canaltech)

4. Windows Media Player

O Windows Media Player tinha uma interface moderna (para os padrões dos anos 2000) e permitia ouvir músicas em MP3, assistir vídeos e até organizar bibliotecas multimídia por álbum, artista, gênero e data.

Uma de suas maiores utilidades era a capacidade de “ripar” (extrair) áudio de CDs para o computador e “gravar” CDs de áudio ou MP3. Com o tempo e atualizações do XP, o player foi ganhando novos visuais e recursos.

Media Player no Windows XP
Dava para rodar músicas e vídeos no Windows Media Player (Imagem: Captura de tela/Viviane França/Canaltech)

5. Windows Movie Maker

Quem nunca fez um vídeo com fotos, trilha sonora e transições dramáticas no Movie Maker? O editor de vídeo nativo era intuitivo e facilitava a criação de projetos caseiros, principalmente para trabalhos escolares e lembranças em vídeo. Hoje, a Microsoft investe no Clipchamp.

Confira também:

VÍDEO: WhatsApp funcionando offline e sem internet? O que é o Bitchat e as mensagens via Bluetooth do APP

Leia a matéria no Canaltech.