A primeira versão do Orkut foi lançada em 2004 pelo engenheiro de softwares turco, Orkut Büyükkökten. A rede social fez enorme sucesso entre os usuários brasileiros, tanto que, em 2008, era o site mais visitado no Brasil. Diversas funcionalidades da plataforma ficaram na memória de uma geração de internautas, como as comunidades, scraps, jogos, depoimentos, entre outras. Nas próximas linhas, relembre como foi o lançamento da rede social e descubra quais foram as principais mudanças ao longo do tempo.
🔎Trend do Orkut viraliza nas redes sociais; aprenda como fazer
😯Orkut: as comunidades mais bizarras que só quem viveu lembra
Orkut vai voltar? Criador da rede revela detalhes para o TechTudo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 É possível criar uma inteligência artificial em casa? Entenda no Fórum do TechTudo
1. Lançamento da rede social
Tela inicial do Orkut mostrava perfil dos usuários
Reprodução
O Orkut foi lançado em 24 de janeiro de 2004 pelo turco Orkut Büyükkökten, que, na época, era engenheiro de softwares no Google. Inicialmente, a plataforma surgiu como uma pequena rede social, mas em alguns anos passou a ser usada por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. O contexto de surgimento do Orkut era bastante diferente em comparação às redes sociais modernas, pois, naquela época, a Internet e os aparelhos eram muito menos avançados.
O Orkut ficou marcado como a primeira rede social na qual as pessoas podiam interagir na web, fazer amizades, começar relacionamentos e compartilhar interesses em comum. A proposta da plataforma era promover uma comunidade online, e não somente criar disputas de curtidas e comentários, ou disseminar ódio e a desinformação — situações que passaram a ocorrer com a maioria das plataformas que vieram depois do Orkut.
2. Principais mudanças ao longo do tempo
Orkut acabou em 2014, mas até hoje deixa os usuários nostálgicos
Divulgação/Orkut
Ao longo de dez anos de trajetória e com o aumento da popularidade na Internet, o Orkut passou por várias mudanças visando atender a demanda dos usuários. No começo, era obrigatório receber um convite para poder criar um perfil na rede social, medida que, posteriormente, foi derrubada. Mesmo com a limitação, nem sempre os servidores conseguiam absorver a quantidade de usuários e os erros eram frequentes, com a mensagem “Bad, bad server. No donut for you”.
Outra mudança que ocorreu ao longo do tempo foi o layout da plataforma. No começo, azul era a cor padrão do Orkut e ela não podia ser alterada. Com a reformulação da interface da rede social em 2009, essa função ficou disponível para os usuários, que podiam personalizar o Orkut usando cores como amarelo, rosa e vermelho nos links e detalhes da página. Também no início, o Orkut estava disponível somente em inglês, mas isso não impediu que a rede social fizesse sucesso no Brasil.
3. Recursos marcantes
Comunidade “Eu odeio acordar cedo” no Orkut
Reprodução Orkut
O principal diferencial da plataforma é que não existia timeline, chat, nem status. Havia penas os perfis dos usuários e as comunidades, que eram grupos de pessoas que se identificavam com o mesmo tema. Era possível interagir nos perfis com os recados públicos, popularmente conhecidos como scraps, que funcionavam como uma atualização temporária, sendo que muitos usuários liam e apagavam os conteúdos.
Outra opção eram os depoimentos, que funcionavam como declarações “duráveis”, que podiam ser expostas ou não publicamente no perfil da pessoa. Já as comunidades eram salas de conversas nas quais as pessoas escolhiam suas opções preferidas, para interagir e se identificar com outros usuários, seja a partir de ideias inusitadas ou sentimentos em comum, como “Eu odeio acordar cedo”, “Eu durmo na sala de aula” e “Eu nunca terminei uma borracha”.
A rede social também tinha uma funcionalidade que permitia saber quem visualizou o seu perfil, sendo que ela era atualizada diariamente e mostrava o nome e o link da página de quem que fez a visita. Por fim, o Orkut também ficou marcado pelos jogos que serviam para entreter os usuários, como Buddy Poke, Colheita Feliz e Café Mania.
4. Como o Orkut acabou?
Fim do Orkut ocorreu em 2014
Reprodução/TechTudo
O Orkut foi encerrado pelo Google oficialmente no dia 30 de setembro de 2014, pouco mais de 10 anos após o lançamento da rede social. Na época, a empresa alegou que a plataforma havia sido superada por outras, como o Facebook , que começou a ficar mais famoso entre os internautas. A rede de Mark Zuckerberg popularizou os conceitos de curtidas, comentários e compartilhamentos, mas manteve algumas características do Orkut, como os jogos, que também existiam na plataforma.
Segundo pesquisa da Experian Hitwise, entre os anos de 2011 e 2013, o Orkut teve uma queda de 95% nos acessos fixos no Brasil. Em abril de 2013, a quantidade de usuários fixos reduziu ainda mais, indicando somente 2% , o que era muito pouco em comparação com o auge da rede social, que chegou a ter mais 50 milhões de usuários ativos no Brasil.
5. Há uma possibilidade real de o Orkut voltar?
Embora muitos usuários especulem sobre um possível retorno do Orkut, não existe nenhuma informação oficial sobre o assunto. Em entrevista ao TechTudo em 2024, o engenheiro Orkut Büyükkökten chegou a revelar planos para lançar uma nova plataforma que poderia apresentar algumas funções do Orkut, mas, até o momento, também não há mais atualizações sobre essa nova rede social.
Em 2025, um boato sobre a volta do Orkut viralizou na Internet, porém, era falso. Isso porque internautas consideraram um texto de 2022, disponível no site (https://www.orkut.com/), no qual o criador da rede social informava estar “construindo algo novo”. Portanto, para a tristeza dos fãs da rede social, não existe nenhuma confirmação ou atualização indicando um retorno do Orkut.
Fundador do Orkut chegou a planejar nova rede social com depoimentos, mas não houve lançamento até agora
Reprodução/TechTudo
Com informações de Orkut, Fanlore, Quora e Manual do Usuário.
Mais do TechTudo