Casa Branca revela projeto de US$ 200 milhões para salão de festas sonhado por Trump

O governo Trump anunciou nesta quinta-feira (31) planos para uma grande reforma da Ala Leste da Casa Branca que acrescentaria um salão de festas estatal de US$ 200 milhões ao edifício histórico, realizando um desejo antigo do presidente Donald Trump.

Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, disse que a adição de aproximadamente 8.361 metros quadrados permitiria ao governo sediar eventos para cerca de 650 pessoas. Ela afirmou que o projeto começará em setembro e deve ser concluído antes do fim do mandato de Trump.

Com pouco mais de seis meses no cargo, Trump já tomou medidas para deixar sua marca na Casa Branca muito tempo após deixar o cargo. Ele começou a executar um plano para pavimentar o Rose Garden, um dos locais mais icônicos da Casa Branca, e remodelou o Salão Oval com detalhes dourados condizentes com Mar-a-Lago, seu resort e residência na Flórida. No mês passado, um novo mastro de bandeira foi instalado em um evento que incluiu Trump perguntando aos trabalhadores sobre seu status migratório.

Agora, Trump tem seus olhos voltados para uma enorme expansão da estrutura da Casa Branca.

“O presidente Trump é um construtor nato e tem um olhar extraordinário para os detalhes”, segundo um comunicado da chefe de gabinete de Trump, Susie Wiles, lido por Leavitt durante a coletiva. “O presidente e a Casa Branca Trump estão totalmente comprometidos em trabalhar com as organizações apropriadas para preservar a história especial da Casa Branca enquanto constroem um belo salão de festas que poderá ser apreciado por futuros governos e pelos americanos que virão.”

Leavitt disse que Trump e outros doadores pagariam pela reforma. O governo contratou a McCrery Architects e a Clark Construction para o projeto.

Nas últimas semanas, Trump se reuniu com a equipe da Casa Branca, o Serviço Nacional de Parques e o Serviço Secreto para discutir o projeto de construção, disse Leavitt.

Quando a Casa Branca organiza grandes eventos, normalmente monta uma grande tenda nos jardins que comporta cerca de 200 pessoas, explicou Leavitt. A nova estrutura permitiria à Casa Branca receber centenas de convidados adicionais.

“O salão de festas da Casa Branca será substancialmente separado do edifício principal da Casa Branca, mas, ao mesmo tempo, seu tema e herança arquitetônica serão quase idênticos”, disse Leavitt.

Durante as reformas, muitos funcionários do governo terão que ser realocados da Ala Leste, afirmou Leavitt. Isso inclui aqueles do escritório militar da Casa Branca, os gabinetes de visitantes e o gabinete da primeira-dama Melania Trump.

c.2025 The New York Times Company

infomoney.com.br/">InfoMoney.