Os motoristas do Rio Grande do Sul têm até quinta-feira (31) para regularizar o licenciamento de seus veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). Portanto, quem não estiver com a documentação em dia não vai poder circular com o carro a partir desta data.
- Jeep joga preços no chão para zerar estoque da linha Commander
- BYD derruba preços dos modelos de 2025 e descontos chegam a R$ 100 mil
Diferentemente dos anos anteriores, em 2025 o processo de licenciamento não foi escalonado de acordo com o final da placa dos carros. Mesmo assim, o pagamento da taxa pode ser feito desde de dezembro, junto com a antecipação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Licenciar o veículo não exige apenas o pagamento da taxa do Detran: na verdade, os condutores precisam também pagar o IPVA e eventuais multas vencidas, caso alguma esteja em aberto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como licenciar o carro
O DetranRS reforçou que a quitação dos débitos pode ser feita por bancos conveniados, Pix ou por meio de financeiras autorizadas pelo órgão estadual. Após o pagamento, é só aguardar a atualização do documento no sistema depois de algumas horas.
Vale lembrar que conduzir um veículo com o licenciamento vencido é infração gravíssima, que adiciona 7 pontos à Carteira Nacional de Habilitação e ainda rende uma multa de R$ 293,47.
Leia também:
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
- 5 erros que você comete com o câmbio manual e nem sabia
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.