A linha 17-Ouro do monotrilho de São Paulo, que promete conectar o Aeroporto de Congonhas ao metrô da capital, deve estrear em março de 2026. É o que revelou na segunda-feira (4) Julio Castiglioni, presidente do metrô de São Paulo. A aguardada data vem junto da entrada da gigante BYD, que vai cuidar do fornecimento de trens da linha.
- 5 carros “esquecidos” que são ótimas opções no mercado de usados
- Xiaomi usa chip de celular em SUV elétrico e cria polêmica no setor automotivo
Conhecida mundialmente pelos veículos elétricos, a BYD venceu a licitação para finalizar o projeto com investimento de R$ 5,8 bilhões. A fabricação dos trens já começou em Shenzhen, na China, por conta da BYD SkyRail, e as novas unidades devem chegar ao país até dezembro.
Agora, o projeto deve incluir o SkyRail automatizado, um monotrilho que tem condução autônoma. A principal aposta do governo paulista é que o DNA tecnológico da BYD no setor de transporte ajude a diminuir o risco de novos atrasos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Monotrilho ao aeroporto de Congonhas
A Linha 17-Ouro é uma das obras mais problemáticas da mobilidade urbana paulistana. Originalmente planejada para a Copa do Mundo de 2014, a linha ainda não saiu do papel porque precisou enfrentar paralisações, disputas judiciais, mudanças de empresas e mudanças no contrato.
Quando estiver concluída, a Linha 17 deve ter 6,7 km de extensão, sendo ligada às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, da CPTM e metrô, respectivamente. Sua operação vai ser conduzida pela ViaMobilidade, que também é responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Se o projeto for finalizado dentro do novo cronograma, o primeiro trecho da linha deve começar a transportar passageiros no próximo ano, marcando a primeira conexão direta entre o metrô de São Paulo e o aeroporto de Congonhas.
Leia também:
- Caoa Chery derruba preço do Tiggo 8 e vende SUV grande a preço de Tracker
- Veja quais são os 5 carros mais baratos de se manter em 2025
Vídeo: Aviões que são à prova de radar!
Leia a matéria no Canaltech.