Bonito no espelho e feio na selfie do celular? A ciência explica


Você acorda, se arruma para o trabalho, veste sua melhor roupa, penteia o cabelo e se olha no espelho: “Tô bonito”. Automaticamente, pega o celular e faz uma selfie. Mas, ao conferir o resultado antes de postar nos Stories do Instagram, vem a decepção: “Fiquei feio”. Essa contradição é mais comum do que parece — e tem tudo a ver com a forma como o nosso cérebro se familiariza com as imagens. A seguir, entenda o que é o fenômeno psicológico chamado Efeito da Mera Exposição e confira dicas para sair bem nas selfies.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📲 Curte jogos pesados? Esses 5 celulares da Samsung rodam tudo com folga
Saiba-mais taboola
Bonito no espelho e feio na selfie do celular? A ciência explica
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Qual é o melhor celular custo-benefício de 2025 para quem tira muita foto? Confira no Fórum do TechTudo
Bonito no espelho, feio na selfie: entenda o Efeito da Mera Exposição
Para compreender esse paradoxo — bonito no espelho, estranho na selfie — é necessário retroceder até o fim da década de 1960. Em 1968, o psicólogo polonês Robert Zajonc realizou um experimento que deu origem ao fenômeno conhecido como Efeito da Mera Exposição. De maneira geral, Zajonc afirma que tendemos a preferir aquilo com o que temos maior familiaridade — ou seja, o que vemos com frequência.
No experimento, Zajonc reuniu um grupo de voluntários e os expôs a uma sequência de imagens geométricas exibidas em alta velocidade, difíceis de diferenciar. Depois, essas mesmas imagens foram reapresentadas de forma pausada, e os participantes deveriam apontar qual delas achavam mais atrativa. As pessoas sempre escolhiam as que apareciam mais vezes, com as quais estavam mais familiarizados com o formato. O psicólogo polonês concluiu que a mente humana tende a se familiarizar com aquilo que é repetidamente exposto. E isso se aplica ao espelho e à selfie.
Psicólogo afirma que a mente humana tende a se familiarizar com aquilo que é repetidamente exposto
Mariana Saguias/TechTudo
Quando nos olhamos no espelho, somos diariamente expostos ao nosso próprio reflexo, uma imagem invertida que o cérebro aprende a reconhecer e aceitar como “normal”. Ao longo do tempo, essa repetição gera familiaridade e conforto com essa versão de nós mesmos. Já na fotografia, que apresenta uma imagem estática e não invertida, o cérebro nos enxerga de forma diferente — como realmente somos aos olhos dos outros. Por não estarmos habituados a esse ângulo real, nossa percepção pode ser de estranheza ou desconforto.
No fim das contas, você não é feio. O que acontece é que seu cérebro não está acostumado com sua imagem real, como ela aparece na selfie. Para atenuar essa sensação de estranheza e desconforto, use o Efeito da Mera Exposição a seu favor. Visualize suas fotos com frequência para que sua mente comece a reconhecer e aceitar essa versão como familiar — afinal, ela também é você.
Use o Efeito da Mera Exposição a seu favor e familiarize seu cérebro com sua foto
Mariana Saguias/TechTudo
Como sair bem nas selfies
Embora os celulares mais avançados ofereçam diversos recursos para aprimorar fotos — e existam aplicativos que facilitam a edição —, nenhum deles é mágico. Para que uma selfie saia boa, algumas dicas simples podem ajudar a garantir um bom resultado. Confira:
Use a câmera traseira: a resolução costuma ser superior à da lente frontal e, além disso, ela evita distorções nas extremidades da imagem;
Evite posicionar o celular muito perto do rosto: uma câmera colada na cara é a pior escolha para uma selfie. Um simples movimento pode comprometer o resultado;
Prefira luz natural: mais importante que a qualidade da câmera ou do software de edição, a iluminação natural faz toda a diferença na imagem;
Descubra seu melhor ângulo: todo mundo tem um lado favorito que se sente mais confortável mostrando. Explore o seu e valorize-o nas fotos.
Dicas ajudam a produzir uma boa selfie
Lucas Loyo/TechTudo
Com informações de Extra e Revista Galileu
📽️ Como escolher a câmera PERFEITA para o seu celular!
Como escolher a câmera PERFEITA do seu celular!