bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:41
Temperatura: 3.2°C
Probabilidade de chuva: 1%

Blip Id 2025 Discute o Futuro da IA Conversacional

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Brasil é um terreno fértil para a evolução da IA conversacional aplicada aos negócios. Com um ecossistema vibrante de empresas, startups e consumidores digitais, o país desponta como um dos mercados mais promissores para soluções que unem automação, comunicação inteligente e experiência do cliente.

Exemplo disso foi a quarta edição do Blip id, realizada em 4 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento reuniu mais de 4 mil participantes, entre líderes de tecnologia, inovação e marketing, e se consolidou como palco estratégico para discutir o futuro da inteligência conversacional e seu impacto nas relações entre marcas e consumidores. “O mundo caminha para se tornar AI first. O futuro será conversacional, e as marcas precisam estar prontas para aproveitar essa oportunidade”, disse o CEO e cofundador da Blip, Roberto Oliveira, que abriu o evento ao lado do também cofundador e CPO da companhia, Sérgio Passos.

Grandes nomes do mercado estiveram presentes, como Guilherme Horn (Head do WhatsApp Brasil), Roberto Prado (Director Customer Engineering da Google Brasil), Alex Szapiro (Head of Brazil and Managing Partner SoftBank), e executivos de companhias como Microsoft, XP, Stellantis e Energisa.

Foram apresentados casos de sucesso de clientes como Petz, Mercado Pago, Claro, XP e Nespresso. Executivos das companhias subiram ao palco para contar como estão adotando soluções que impulsionam seus negócios e aprimoram a conexão com os clientes.

A Petz, por exemplo, registrou um aumento de 25% nas interações com clientes. O Mercado Pago reduziu em 82% o transbordo para atendentes humanos e alcançou um crescimento de 1000% nas vendas com seu agente de IA. Já a Nespresso, em uma ação realizada durante a Black Friday com a Blip no WhatsApp, obteve 64% mais conversões.

“O brasileiro é muito social e as marcas perceberam que isso traz resultado de negócios”, disse o CPO da Blip. O Brasil é o segundo principal mercado do WhatsApp no mundo e o terceiro usuário do ChatGPT. “Nosso objetivo é garantir que as empresas consigam acompanhar o ritmo da mudança das pessoas.”

COO da Blip, Rodrigo Paiva explica como a empresa mantém o foco na personalização: “Nosso ponto de partida é sempre o cliente. Entendemos seus desafios e, a partir das conversas que já existem, desenvolvemos soluções para serem mais eficientes.”

O evento ainda marcou o lançamento do Studio, plataforma de orquestração de agentes conversacionais, e do Brain, um copiloto baseado em linguagem natural que acelera a construção de projetos para as marcas. “A GenAI chegou para acelerar tudo o que fazemos. Não precisamos nos adaptar, porque ela se encaixou perfeitamente. Estamos diante de um futuro que é imparável”, disse o CEO e cofundador da Blip.

O maior evento de inteligência conversacional

O Blip id 2025 contou com uma infraestrutura robusta, incluindo um estúdio de streaming, estúdio de podcasts e uma Arena CI dedicada a explorações, workshops e cases estratégicos. A programação foi dividida em quatro trilhas de conteúdo: A nova economia das conversas; Marketing que responde (e conversa); Código que fala, IA que responde; e Inovação com foco em soluções Blip.

O evento foi apresentado pela influenciadora Amanda Graciano e contou com três palcos simultâneos. O principal foi o Conversations, que abordou temas como a vantagem competitiva de conversas inteligentes, o futuro da experiência do cliente e pagamentos conversacionais.

blip id 2025

Divulgação/Blip

Roberto Oliveira no palco principal do Blip id 2025

Pesquisa inédita e tendências do consumidor

Um dos destaques do Blip id 2025 foi o lançamento do estudo “Da Descoberta ao Atendimento: o impacto da IA no futuro da jornada do consumidor”, realizado em parceria com a consultoria WGSN. A pesquisa explorou como a IA pode impactar a jornada dos consumidores e potencializar estratégias de relacionamento das empresas, detalhando seis tendências emergentes: Humanização da IA e computação afetuosa; Personalização e antecipação de demandas; Compras autônomas ou B2AI; Comércio Conversacional; Privacidade preservada e High-friction Experience.

O estudo mostrou que três em cada quatro brasileiros falam com marcas por apps de mensageria e 35% utilizam IA nas compras. “Hoje, não adianta mais ter um site ou um aplicativo; a empresa precisa de algo que converse. Queremos ser a ferramenta que ajude as marcas a se posicionarem nesse mundo novo”, diz o CPO da Blip.

Com um histórico de 15 bilhões de mensagens trocadas apenas neste ano, a Blip continua a liderar o mercado de inteligência conversacional. Além do Brasil, os 4 mil clientes da companhia estão espalhados em mais de 30 países. Em novembro passado, a Blip anunciou uma rodada de investimento Série C no valor de US$ 60 milhões liderada pelo SoftBank e com participação da Microsoft.

O CEO da Blip, Roberto Oliveira, ressalta o diferencial que tem impulsionado o crescimento da empresa ao longo dos anos: “Nunca falamos de tecnologia, apesar de ser importante. Sempre pensamos na experiência do usuário.”

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

com.br/">Forbes Brasil.