Bela Gil faz homenagem à irmã Preta Gil
Reprodução/Instagram/belagil
A apresentadora Bela Gil publicou nesta quinta-feira (24) uma homenagem à irmã Preta Gil. A cantora morreu aos 50 anos em Nova York neste domingo (20), por complicações de um câncer.
“Lembrar que é para viver a vida fiel a quem somos, mudar o que quiser mudar, permanecer com o que quiser permanecer, mas não trair a nós mesmos”, escreveu Bela, junto de uma sequência de dez fotos de Preta com a família.
“Você abriu portas e caminhos e seguirei trilhando. Obrigada por tudo, te amo.”
Initial plugin text
A artista morreu em Nova York, no domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ela passava por um tratamento experimental nos Estados Unidos contra a doença.
Nos EUA, a cantora continuou seu tratamento contra o câncer, com foco em terapias experimentais. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado.
Conheça mais sobre a trajetória de Preta Gil
Entenda o quadro que levou à morte da cantora
FOTOS: veja imagens da vida e da carreira de Preta
Relembre cinco das principais músicas cantadas por Preta Gil
Artistas e políticos lamentam morte: veja repercussão
Última grande apresentação de Preta foi em abril ao lado de Gil
A última vez que Preta Gil cantou em público foi ao lado do pai, Gilberto Gil, durante show da turnê “Tempo Rei”, que marca a despedida dele dos palcos. A apresentação aconteceu no dia 26 de abril deste ano, em São Paulo.
Velório no Theatro Municipal
A Prefeitura do Rio informou, na manhã desta quinta, que diversas ruas no entorno do Theatro Municipal terão interdições para o acolhimento dos fãs que vão comparecer ao velório de Preta Gil, na sexta (25).
Equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb participarão do esquema. O poder municipal afirma que o cortejo passará pelo circuito de megablocos da cidade, que ganhou o nome da artista. Preta Gil foi grande incentivadora do carnaval de rua na capital fluminense e comandava o “Bloco da Preta”.
Preta Gil
Reprodução
Quem foi Preta Gil
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu pela carreira de cantora aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. “Prêt-à Porter” traz o hit “Sinais de Fogo”, uma composição de Ana Carolina feita especialmente para ela. Além disso, o disco recebeu críticas por ter a cantora nua na capa.
O segundo álbum de Preta Gil, intitulado “Preta”, foi lançado em setembro de 2005 e tinha as músicas “Muito Perigoso” e “Eu e você, você e eu”. Em 2010, a cantora lançou seu terceiro álbum, o “Noite Preta”, festa com que percorreu o Brasil inteiro por sete anos.
Após o sucesso da turnê, Preta criou o show “Baile da Preta”, com um repertório diverso. “O Baile da Preta retrata a minha personalidade musical, meu ecletismo, meu gosto e meu respeito pela MPB, que para mim, abrange desde Caetano Veloso e Gilberto Gil até Aviões do Forró e Psirico”, explicou a cantora em seu site oficial.
No mesmo ano, Preta estreou o programa de televisão “Vai e vem”. Tendo um elevador como cenário, Preta recebia convidados para falar sobre sexo. “Queria que fosse um programa sem vulgaridade, com inteligência, com humor”, contou Preta em entrevista a Jô Soares.
Preta também foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do carnaval carioca. Em 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, ela conseguiu “arrastar” mais de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.