bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:49
Temperatura: 3.7°C
Probabilidade de chuva: 1%

Beber cerveja pode atrair mosquitos, mostra estudo em festival de música


De forma típica e incômoda, é comum receber a visita de mosquitos durante as noites de verão. Para alguns, após o zumbido agudo surge a coceira e a vermelhidão na pele causada pela picada do hóspede indesejado. Mas, algumas pessoas saem ilesas e não recebem picadas. Segundo um estudo publicado em agosto (29), disponível no site BioRxiv (anda não revisado por pares), a escolha pelo sangue humano pode ter relação com a cerveja.

O estudo foi conduzido pela Universidade Radboud de Nijmegen, localizada nos Países Baixos. O intuito era descobrir porque os mosquitos preferem sugar o sangue de alguns indivíduos e de outros não. O líder da pesquisa, Felix Hol, levou milhares de fêmeas de mosquitos (Anopheles) para o festival anual de música chamado Lowlands, na Holanda.
No festival, em agosto de 2023, a equipe de pesquisa montou laboratórios temporários dentro de containers que estavam conectados. Os 465 participantes do estudo tiveram que responder um questionário anônimo sobre dieta, higiene e comportamento durante o festival (relatando seu consumo alcoólico).
Os voluntários precisaram inserir o braço em uma gaiola transparente com pequenas aberturas. Dentro dela, as fêmeas dos insetos tinham duas opções: um alimentador com açúcar ou o braço humano. Para alívio dos participantes, os mosquitos não chegavam a picar — apenas captavam o cheiro liberado pela pele.
A equipe conseguiu quantificar o nível de atração dos mosquitos por meio de imagens de vídeo, sendo possível observar as aterrissagens no braço dos voluntários em relação às aterrissagens totais.
Visão geral esquemática dos procedimentos do estudo
BioRxiv
Por fim, após essa observação, os pesquisadores relacionavam as ações das fêmeas com as respostas colocadas nos questionários, para verificar o perfil da microbiota da pele de cada antebraço — e como essas características poderiam ser um fator de atração.
Como resultado, os mosquitos mostraram ter 1,35 vezes mais atração pelos participantes que beberam cerveja em comparação com aqueles que não beberam. Além disso, as fêmeas também mostraram mais interesse em picar pessoas que tinham dormido com alguém na noite anterior. No entanto, indivíduos que não tinham tomado banho e que tinham usado protetor solar se mostraram menos atrativos para os sugadores de sangue.
“Descobrimos que os mosquitos são atraídos por aqueles que evitam protetor solar, bebem cerveja e compartilham a cama”, escreveram os pesquisadores. “Eles simplesmente têm um gosto pelos hedonistas entre nós”.
Consolidado como um dos maiores riscos para a saúde pública, os mosquitos podem transmitir doenças como malária e dengue, por isso, estudos sobre seu comportamento são importantes para entender como mantê-los longe.
A pesquisa teve apenas o recorte do festival, mas ainda fornece informações relevantes sobre como as pessoas podem se tornar mais atraentes para os mosquitos. Tomar banho regularmente, usar protetor solar e limitar o consumo de cerveja pode contribuir para levar menos picadas.