Astronautas da Ax-4, enfim, deixam a ISS após adiamentos e estadia prolongada

Nesta terça-feira (15), a missão Ax-4 chegou ao fim com sucesso, após uma estadia prolongada na Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula Crew Dragon “Grace”, da SpaceX, pousou no Oceano Pacífico, ao largo da costa da Califórnia, encerrando uma jornada de 22,5 horas desde o desacoplamento da estação. Os astronautas da Ax-4, enfim, deixaram a ISS.

Liderada por Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA e atual diretora de voos espaciais humanos da Axiom, a missão marcou sua quinta viagem ao espaço, elevando seu recorde americano para 695 dias acumulados em órbita. Confira o vídeo completo:

A comandante foi acompanhada por três astronautas estreantes: Shubhanshu “Shux” Shukla, da Índia, Sławosz “Suave” Uznański-Wiśniewski, da Polônia, e Tibor Kapu, da Hungria. Foi a primeira vez que esses países enviaram representantes à ISS.

A Ax-4 foi lançada em 26 de junho, a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. A missão estava prevista para durar duas semanas, mas foi estendida por quatro dias devido à necessidade de condições ideais de faseamento orbital para o retorno seguro da tripulação.

Durante sua estadia de cerca de 2,5 semanas, os astronautas da Ax-4 realizaram um número recorde de mais de 60 experimentos científicos e demonstrações tecnológicas, com contribuições de 31 países diferentes. A missão também incluiu diversos eventos de divulgação pública.

Foi apenas a segunda recuperação de tripulação da SpaceX na costa oeste dos EUA, uma mudança estratégica após preocupações com destroços durante reentradas anteriores.

Adiamentos da Ax-4

Antes de finalmente decolar em 26 de junho, a missão Ax-4 enfrentou diversos adiamentos desde a data original de lançamento, prevista para 11 de junho. Os primeiros cancelamentos ocorreram devido a ventos intensos em altitudes elevadas e a um vazamento detectado no foguete Falcon 9. A NASA optou por postergar a missão até garantir que a estação estivesse em condições seguras.

Leia também:

VÍDEO | ROBÔ DA NASA: VALKYRIE

Leia a matéria no Canaltech.