Nesta segunda-feira (28), um asteroide do tamanho de um avião, batizado de 2025 OW, passará próximo da Terra, gerando curiosidade, mas sem oferecer qualquer risco ao planeta. Com cerca de 67 metros de diâmetro (maior que a Torre de Pisa), o objeto espacial viaja a 75.639 km/h e estará a aproximadamente 633 mil quilômetros de distância da Terra, o equivalente a 1,6 vez a distância até a Lua.
- Missão da NASA para desviar um asteroide liberou detritos gigantes e rebeldes
- NASA: risco de asteroide atingir a Terra em 2032 cai para 0,28%
Apesar da velocidade e do porte, especialistas da NASA afirmam que este tipo de evento é comum e monitorado de forma rotineira. “Se houvesse ameaça, você saberia por nós”, diz Ian J. O’Neill, da Jet Propulsion Laboratory (JPL).
O asteroide tem sua órbita bem mapeada e não representa perigo algum. Segundo Davide Farnocchia, especialista do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA (CNEOS), asteroides como o 2025 OW fazem parte da dinâmica natural do sistema solar, e os cientistas sabem exatamente onde ele estará pelos próximos 100 anos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Embora chamativo, o 2025 OW não será visível a olho nu ou com binóculos. “Para um objeto do tamanho de 2025 OW, embora aproximações possam ocorrer anualmente, um impacto real com a Terra só ocorreria aproximadamente a cada 10.000 anos”, observa Farnocchia.
Aproximação do 2025 OW
O asteroide 2025 OW atingirá sua máxima aproximação da Terra por volta das 16h43 desta segunda-feira (28), no horário de Brasília. A previsão é de que o corpo celeste passará a uma distância nominal de aproximadamente 0,00423 unidades astronômicas (cerca de 633 mil quilômetros).
Leia também:
- Dia Mundial dos Asteroides | Veja imagens ao vivo dos mais próximos à Terra
- NASA anuncia aumento nas chances de asteroide atingir a Terra em 2032
VÍDEO | Projeto Tengyun
Leia a matéria no Canaltech.