Fundada em 1997 como um serviço de aluguel de DVDs entregues pelo correio, a Netflix, tal qual a conhecemos hoje em dia, só começou mesmo sua história em 2007, quando lançou seu serviço de plataforma de streaming e começou a expandir seus negócios para todo o mundo.
- Quanto custaria a assinatura inicial da Netflix hoje, com a inflação?
- As 10 melhores séries de drama originais da Netflix
Hoje disponível em mais de 190 países, a empresa, inclusive, só foi estrear sua primeira produção original em 2012, quando lançou a série norueguesa-americana Lilyhammer, contando a história de um mafioso que se muda para uma pequena cidade na Noruega.
Desde então, a Netflix produziu milhares de obras originais entres filmes, séries e reality shows, embora alguns títulos tenham sido especialmente importantes para a consolidação da plataforma e para que ela ficasse conhecida pelo público.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Séries mais marcantes da Netflix
Pensando nesses muitos anos de trajetória e no imenso catálogo de obras do streaming, o Canaltech montou uma lista com as 10 séries originais mais marcantes da história da Netflix. Uma seleção que se mistura à própria jornada da empresa e a indústria mundial de entretenimento.
- House of Cards (2013)
- Orange Is the New Black (2013)
- BoJack Horseman (2014)
- The Crown (2016)
- Stranger Things (2016)
- Dark (2017)
- O Gambito da Rainha (2020)
- Bridgerton (2020)
- Round 6 (2021)
- Adolescência (2025)
1. House of Cards
Primeiro grande sucesso da história da Netflix, House of Cards é uma série de suspense político estrelada por Kevin Spacey, afastado apenas da sexta e última temporada da produção após ser alvo de acusações de má conduta sexual. Baseado no romance homônimo de Michael Dobbs, o show de 2013 não é, no entanto, a única adaptação da obra, que já havia ganhado uma versão britânica nos anos 1990.
Vencedora de Melhor Série de Drama do Emmy, House of Cards conta a história de Frank Underwood, um congressista imoral e democrata da Carolina do Sul, preterido para a nomeação como Secretário de Estado. Para dar a volta por cima e conquistar a presidência dos Estados Unidos, Frank coloca um plano em ação, que conta com a ajuda de sua esposa Claire Underwood e de sua posição como líder da maioria na Câmara.
2. Orange Is the New Black
Baseada no livro de memórias de Piper Kerman, Orange Is the New Black é uma série de comédia dramática lançada pela Netflix em 2013. Série original mais longa do serviço de streaming, ela teve ao todo sete temporadas, e conquistou um público cativo, além de ser reconhecida em premiações como o Emmy e o Globo de Ouro.
Responsável por catapultar a carreira de atrizes como Uzo Aduba, Danielle Brooks e Natasha Lyonne, Orange Is the New Black gira em torno de Piper, uma mulher da classe média sentenciada há 15 meses de prisão por um crime que cometeu dez anos antes. Na cadeia, Piper se vê tendo que se ajustar a uma nova realidade, especialmente depois que sua ex-namorada Alex, traficante responsável pela sua sentença, também chega ao local.
3. BoJack Horseman
Sitcom que marcou a história da Netflix, provando o quanto o streaming também podia investir em conteúdos “fora do convencional”, BoJack Horseman é uma animação adulta de comédia tragicômica lançada em 2014. Apontado como um dos melhores shows de todos os tempos por publicações como Variety e Empire, o seriado teve ao todo seis temporadas.
Estrelado por Will Arnett como a voz do protagonista, BoJack Horseman conta a história do personagem homônimo, um cavalo antropomórfico, alcoólatra e cínico, que já foi uma estrela de um sitcom dos anos 1990, mas vive agora em decadência. A fim de tentar voltar ao mundo do entretenimento, ele decide lançar uma autobiografia reveladora, enquanto lida com seu vício em álcool e drogas, e sua baixa auto-estima.
4. The Crown
Drama histórico que foi muito elogiado pelo público e pela crítica, apesar de também polêmico por suas imprecisões, The Crown é uma série lançada pela Netflix em 2016. Composta por seis temporadas, a produção contou ao todo com três protagonistas – Claire Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton – que interpretaram a mesma personagem em diferentes fases da vida.
Melhor Série de Drama no Emmy e no Globo de Ouro, The Crown acompanha a história da família real britânica desde o casamento da Rainha Elizabeth II, em 1947, passando por todo o seu reinado pela Coroa Britânica e chegando até o início dos anos 2000. A produção explora os maiores dramas já vividos pela realeza durante esse tempo, além de falar sobre os grandes escândalos e polêmicas da história da monarquia britânica.
5. Stranger Things
Protagonizada pela turminha de crianças mais icônica da plataforma, Stranger Things é uma série de drama, sci-fi e terror lançada em 2016 pela Netflix. Criada pelos irmãos Duffer, a série ambientada nos anos 1980 virou mania em todo o mundo, e transformou-se em um produto da cultura pop, que, em 2025, se prepara para transmitir sua quinta e última temporada.
Estrelada por nomes como Millie Bobby Brown, Winona Ryder e David Harbour, Stranger Things se passa na cidade de Hawkins, Indiana, onde um garoto desaparece, sem que sua família saiba que ele foi abduzido para o Mundo Invertido. Enquanto todos estão à sua procura, uma garotinha misteriosa e com poderes telecinéticos é encontrada por seus amigos, sendo acolhida por eles e os ajudando em sua busca.
6. Dark
Provando que nem só produções de língua inglesa foram marcantes na história da empresa, Dark é uma série alemã de suspense e ficção científica que ganhou fãs muito fiéis desde o início de sua transmissão em 2017. Composta por três temporadas, a obra transformou-se em um fenômeno boca a boca e levantou inúmeras teorias científicas e filosóficas entre o público.
Eleita pela BBC uma das 100 maiores séries de TV do século XXI, Dark traz uma história de viagem no tempo e universos paralelos, que tem início quando duas crianças desaparecem misteriosamente na cidade alemã de Winden. Passando pelos anos de 2019, 1986 e 1953, a série gira em torno de quatro famílias locais, que descobrem estarem muito mais conectadas do que imaginavam.
7. O Gambito da Rainha
Uma das minisséries mais premiadas da história da Netflix, O Gambito da Rainha é uma produção de drama de época baseada no romance de mesmo nome de Walter Tevis. Lançada em 2020, a série ganhou como Melhor Série Limitada no Emmy e no Globo de Ouro, além de também faturar neste último a estatueta de Melhor Atriz em Minissérie para Anya Taylor-Joy.
Responsável por fazer a venda de jogos de xadrez explodirem nos Estados Unidos, O Gambito da Rainha conta a história de Beth Harmon, uma órfã que se torna um prodígio do esporte. Movida pelo desejo de se tornar a maior jogadora de xadrez do mundo, ela infiltra-se em um universo bastante dominado por homens, enquanto mascara um vício crescente em drogas e álcool.
8. Bridgerton
Baseada na série de livros de mesmo nome escritos por Julia Quinn, Bridgerton é uma série de romance de época lançada em 2020. Primeira produção roteirizada pela Shondaland (Grey’s Anatomy) para a empresa, a obra tornou-se um sucesso instantâneo, que já teve três temporadas lançadas (com duas delas figurando nas séries mais vistas de todos os tempos do streaming) e uma quarta a caminho.
Responsável por uma série spin-off focada na Rainha Charlotte, Bridgerton acompanha os personagens do título, uma família que procura navegar na alta sociedade londrina do início do século 19. Composta por oito irmãos, em “idade para casamento”, a produção se debruça a cada temporada sobre o romance de um deles, mostrando o universo competitivo e de aparências da elite de Londres.
9. Round 6
Mais uma série de língua não inglesa que ganhou enorme projeção internacional, Round 6 é uma produção sul-coreana que mistura suspense, sobrevivência e uma narrativa distópica em sua história. Lançada em 2021, a série teve ao todo três temporadas, embora sua primeira season seja de fato a que tenha explodido em todo o mundo ao tratar de temas como disparidades econômicas e limites da moralidade.
Série mais vista de toda a história da Netflix, Round 6 conta a história de Seong Gi-hun, um pai divorciado, viciado em jogos de azar, que é convidado a participar de um jogo em que pode faturar muito dinheiro. Afundado em dívidas, Gi-hun aceita entrar para a competição, sem saber que está se inscrevendo em um jogo no qual 456 participantes disputam provas baseadas em brincadeiras infantis em que pagam com a vida até que reste só um vencedor.
10. Adolescência
Mais recente sucesso da Netflix, que já se tornou uma obra marcante na história do streaming, Adolescência é uma minissérie de drama policial e psicológico lançada em 2025. Produção composta apenas por quatro episódios, todos gravados em plano sequência de quase 1h cada, a série é uma das indicadas ao Emmy 2025.
Co-escrita e estrelada por Stephen Graham, Adolescência gira em torno de Jamie, um garoto de 13 anos acusado de assassinar uma colega de classe. Ao mesmo tempo em que mostra medo e as alegações de inocência do garoto, o título acompanha a família, o investigador e a psicóloga forense responsável pelo caso, em uma jornada para entender não apenas o ato em si, mas tudo o que aconteceu para seu desfecho.
Leia também:
- The Crown | Os principais eventos que ficaram de fora da série
- Stranger Things | Tudo o que sabemos sobre a temporada 5 até agora
- Série O Gambito da Rainha foi assistida por 62 milhões de contas e bate recorde
Leia a matéria no Canaltech.