Apple pode recorrer à Intel para fabricar novos chips da série M

A Apple cortou a parceria de longa data com a Intel em termos de hardware equipando os PCs da Maçã. Isso acontece desde que os chips da linha M chegaram em 2020, deixando de lado os Intel Core. A TSMC é a atual fabricante do silício da Apple, mas um novo rumor aponta para uma parceria com a divisão Foundry do Time Azul, para aproveitar a próxima litografia 14A.

Segundo o analista de mercado da GFKH, Jeff Pu, Cupertino está de olho no processo de fabricação Intel 14A para a produção de chips da série M em meados de 2028. Jeff afirma que um kit de design já foi enviado para clientes importantes — possivelmente Apple e até a NVIDIA são alguns deles.

“O próximo foco do processo Intel 14A incorporará RibbonFET e PowerDirect de segunda geração, marcando uma evolução tecnológica baseada no PowerVia introduzido no Intel 18A. Visando aplicações de IA e de ponta, a Intel já forneceu versões iniciais do 14A PDK a clientes importantes, com vários deles manifestando interesse em produzir chips de teste. Prevemos que a GPU para jogos da NVIDIA (versão básica) e a série M da Apple surgirão como clientes do processo Intel 14A”, disse o analista.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apple pode salvar a Intel Foundry

A TSMC é a atual fabricante dos chips da Apple, seja para celular ou PC. Com as CPUs do iPhone 16 e M4, foi usado o processo de 3 nm da fabricante taiwanesa. É esperado que a Maçã continue com essa parceria, já adotando a litografia de 2 nm a partir do próximo ano e sendo um cliente da próxima tecnologia (1,4 nm) por volta de 2028.

A série M4 é a mais atual da Apple e feita em 3nm da TSMC (Imagem: Apple/Divulgação)

Ao que tudo indica, a Apple deve fazer uso desse nível de refinamento de fabricação de chips tanto da TSMC, quanto da Intel. Ou seja, não será algo exclusivo para o Time Azul, é o que acredita o analista.

A Intel já deixou claro que precisa de clientes importantes para o processo 14A. Caso contrário, tanto essa litografia, quanto as próximas e os planos de expansão de fábricas, podem ser cancelados. Assim, o caminho ficaria totalmente aberto para a TSMC.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.