A Apple criou um grupo dedicado à exploração de diversos serviços internos em inteligência artificial. Segundo o colunista da Bloomberg, Mark Gurman, a empresa planeja lançar uma nova ferramenta de busca semelhante ao ChatGPT.
- Apple chega a 3 bilhões de iPhones vendidos e vê ritmo acelerado
- Apple diz que justiça dos EUA ameaça “essência do iPhone” com processo
O grupo de desenvolvimento recebeu o nome “Answers, Knowledge and Information”, ou AKI (Respostas, Conhecimento e Informações, em tradução livre), e tem como meta desenvolver um “mecanismo de resposta”, sistema capaz de rastrear a web para responder perguntas mais gerais, de forma similar à pesquisa “Web” no ChatGPT.
Para acompanhar o novo sistema, a Apple desenvolve um aplicativo independente, além de uma nova infraestrutura de back-end voltada a aprimorar os recursos de busca em futuras versões da Siri, do Spotlight e do Safari.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essa nova iniciativa rompe com a postura mais cautelosa que a Apple manteve nos últimos anos em relação ao desenvolvimento de ferramentas de IA. Até pouco tempo, a principal movimentação da empresa nesse campo era a parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT à Siri.
“A Apple fará isso”, afirma Tim Cook sobre a revolução da IA
Em reunião com funcionários após a divulgação dos resultados trimestrais, o CEO da Apple, Tim Cook, falou sobre o impacto da inteligência artificial. Segundo informações da Bloomberg, o executivo reforçou o comprometimento da empresa: “A Apple precisa fazer parte disso. A Apple fará parte disso. Isso é algo que podemos conquistar”, afirmou.
Cook também reconheceu o histórico da Apple ao entrar mais tarde em determinados mercados: “Raramente fomos os primeiros”, disse, ao citar produtos como computadores pessoais, smartphones e tocadores de MP3.
No entanto, destacou que a empresa costuma reinventar esses produtos ao lançar versões mais modernas. É essa visão que, segundo ele, guiará o posicionamento da Apple no desenvolvimento de recursos de IA.
Leia mais:
- 5 novidades que vão chegar ao iPhone até o fim do ano
- 5 novidades do iOS 26 para iPhones
- iPhone Fold: veja tudo que já sabemos sobre o celular dobrável da Apple
VÍDEO: Por que é tão difícil sair do ecossistema da Apple
Leia a matéria no Canaltech.