A startup francesa Spktrl desenvolveu um anel inteligente luxuoso com diamante de 1,5 quilates e partes em ouro. O dispositivo tem como objetivo afastar quem o usa do celular, ao piscar em cores diferentes para alertar o usuário sobre notificações urgentes.
- Você deveria prestar mais atenção aos dados do seu Smartwatch
- Pulseira ou relógio inteligente? Qual é melhor para você?
Chamado de Spktrl Light Ring, o anel é movido por inteligência artificial de aprendizado automático. Ele adapta a cor, ritmo e brilho das notificações com base nos hábitos e em fatores contextuais, como horário e localização.
Com base nisso, usa filtros para que apenas mensagens urgentes sejam sinalizadas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Cores sinalizam notificações
A Spktrl reconhece três categorias de alertas, que são associados a diferentes cores: verde para trabalho, azul para família e roxo para social.
Os usuários podem personalizar quais mensagens veem e quando as veem. Eles também podem ajustar matiz, saturação e brilho da luz que pisca no anel.
No entanto, as cores principais permanecem as mesmas. Segundo Katia de Lasteyrie, fundadora da Spktrl, elas foram escolhidas por sua reconhecibilidade instantânea em diferentes culturas e contextos.
Ela afirmou que “A percepção de cores é um dos processos cognitivos mais rápidos, interpretado pelo cérebro antes mesmo de forma ou linguagem.” Ressaltou ainda que essas relações têm raízes primitivas:
“As cores ajudaram os primeiros humanos a detectar ameaças (sangue, predadores), oportunidades (frutas maduras) e ambientes seguros (vegetação, água). Portanto, aparecem como um dos vetores mais eficientes e intuitivos para transmitir significado”.
Lasteyrie complementou que o ritmo de pulsação também transmite uma mensagem: “mais rápido para mensagens urgentes, mais lento para as menos importantes.”
O anel estará disponível para pré-venda no terceiro trimestre de 2025, com entrega prevista para meados de 2026. O preço oficial não foi divulgado.
Leia mais no Canaltech:
- Não tem óculos com IA? Você está “em desvantagem”, segundo Zuckerberg
- Smartwatch para o Dia dos Pais: 4 opções boas e baratas para dar de presente
- Xiaomi lança massageador que simula mãos humanas com aquecimento de grafeno
Conheça o relógio Moto Watch Fit:
Leia a matéria no Canaltech.