AMD diz ser líder em quase todos os segmentos da indústria de CPU

A AMD tem vivido um bom momento nos diferentes segmentos de CPUs. Por isso, a empresa liderada por Lisa Su até se gaba da superioridade com os processadores Ryzen para desktop e notebooks, EPYC para data centers e chips customizados para os atuais consoles. E não para por aí, já que o supercomputador mais rápido do mundo é alimentado por hardware do time vermelho.

Em um único slide, intitulado de “Processadores mais rápidos do mundo”, a AMD destaca que ocupa o topo da lista Top500 Supercomputers, com o El Captain e Frontier ocupando a primeira e segunda posição, respectivamente. Eles são equipados com processadores EPYC e GPUs Instinct.

Destaques mencionados pela AMD

Além disso, o Time Vermelho alega que os processadores Threadripper 9000, recém-lançados, são “os novos reis no mercado de CPUs para HEDT e workstation mainstream”. Por último, a empresa destaca ainda que os Ryzen AI MAX, SKUs mobile, são “os únicos processadores para Windows capazes de rodar modelos de IA de parâmetro de até 128B localmente”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

CPUs mais rápidos do mundo, segundo a AMD (Imagem: AMD/Divulgação)

Na imagem acima, a AMD menciona diferentes segmentos:

  • Data centers – AMD EPYC 9005: a melhor CPU para nuvem, empresas e IA.
  • Gaming – Silício semi-customizado equipa os consoles de games mais rápidos do mundo.
  • Notebook – AMD Ryzen 9 9955HX3D: o processador para notebook mais rápido do mundo.
  • Desktop – AMD Ryzen 9 9950X3D: o processador para gaming e criação de conteúdo mais rápido do mundo.
  • IA – AMD Ryzen AI MAX: processadores de nova geração para IA mais poderosos do mundo.
  • Supercomputador – CPUS EPYC de 4ª geração e GPU Instinct MI300A equipam o supercomputador mais rápido do mundo.

Nas últimas semanas, vimos os processadores Ryzen para desktop atrairem a atenção os PC gamers em vendas, CPUs EPYC crescendo e quase alcançando a rival Intel e GPUs Instinct ficando mais caras por conta do entusiasmo da indústria e maior procura.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.