Alerta da Nintendo: usar o Switch 2 no verão do Brasil pode estragar o console

A Nintendo emitiu um alerta para os donos de Switch 2 na última sexta-feira (1), para que tenham cuidado com temperaturas altas no novo console híbrido. O aviso é para que os jogadores evitem usar o aparelho em ambientes abertos, já que o calor e as altas temperaturas podem afetar o videogame diretamente.

O perfil japonês da Big N no X (antigo Twitter) publicou o alerta, relembrando as informações que já constam no manual do videogame: que ele deve operar entre os 5ºC e 35ºC — com qualquer temperatura fora deste intervalo se tornando um risco para o Switch 2.

“Nestes últimos dias, as temperaturas excederam os 35ºC. Por favor, sejam cautelosos ao usar o videogame fora de casa”, revela a Nintendo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda que o alerta esteja relacionado à onda de calor que atinge o Japão, mais especificamente a área de Tóquio — que tem um aumento esperado para 37ºC na terça-feira (2) —, ele é válido para todo o planeta, inclusive no Brasil

“Quando usar um Nintendo Switch ou Nintendo Switch 2 em um ambiente de alta temperatura, a temperatura do dispositivo pode subir. Isto tem o potencial de causar um mal-funcionamento, por favor use em locais que estejam entre 5-35ºC”, avisou a Big N.

O alerta da Nintendo sobre o aumento de temperatura e o Switch 2 tem como objetivo evitar problemas. Logo, se notar que o calor está alto demais fora de casa (onde não pode controlar o ambiente ou usar a dock para auxiliar no resfriamento), o ideal é não ligar o console híbrido até estar em condições ideais.

Nintendo de olho no aquecimento global

Esta não é a primeira vez que a Nintendo tem de emitir um alerta para os usuários de seus videogames. Em julho de 2022, ela também notou um aumento no calor e avisou os donos do primeiro Switch para tomarem precauções contra as altas temperaturas. 

Na época, a companhia também recomendou que os usuários não impedissem ou bloqueassem as saídas de ar do videogame, o que também pode auxiliar no aquecimento. O aviso também é válido para o Switch 2, então evite para não causar problemas e ter de parar seu jogo subitamente. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: vale a pena fazer o upgrade do Nintendo Switch para o Switch 2? No YouTube discutimos o que o novo console híbrido traz de bom e se compensa mudar a geração nestes primeiros meses.

Leia a matéria no Canaltech.